SOB OMBROS ESPLÊNDIDOS: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS ANOS 1980

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFFRJ
  • Sara R. Andrade Silva Membro do Grupo de Estudos Vista, Discente do Curso de Licenciatura em Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Andressa de Freitas Maturo Membro do Grupo de Estudos Vista, Discente do Curso de Administração EAD da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Consórcio CEDERJ, Polo Piraí.

Palavras-chave:

Ombreiras, Revista Desfile, Moda

Resumo

O presente artigo trata-se de um trabalho bibliográfico que teve como objetivo analisar o uso de ombreiras como elemento determinante para a formação da imagem feminina. Para tanto, foram analisadas editoriais da Revista Desfile de 1980. O processo de amostragem e seleção das revistas deu-se por acessibilidade e foi realizada no arquivo do Grupo de Estudos Vista – Vestuário, Indumentária, Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente, pertencente ao Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram selecionadas nove revistas. Os resultados evidenciaram a importância dos códigos de vestir para a construção de papeis femininos, com ênfase no empoderamento feminino vivenciado na década de 1980. As revistas femininas constituem uma instância discursiva que exerce forte influência na vida da mulher. 

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFFRJ

Professora da Área de Vestuário e Têxteis do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria, da UFRRJ, atua no curso de Licenciatura em Belas Artes dessa Universidade, no eixo de Indumentária, onde coordenada grupo de estudos,projetos de extensão e pesquisa com foco no artesanato e história da moda.

Downloads

Publicado

19/09/16

Edição

Seção

Artigos