Moda e Cinema: possíveis interlocuções

Autores

  • Fabiano Eloy Atílio Batista

Palavras-chave:

Moda, Cinema, Consumo.

Resumo

O presente artigo propõe possíveis reflexões do complexo fenômeno da moda enquanto geradora de consumo e formadora de identidade, a partir de sua interlocução com o cinema. Buscamos demonstrar, analisar e compreender como a moda junto ao cinema se configura como fortes aliados no processo criativo de produtos de moda, bem como eles se intercambiam na forma de representar os anseios e os desejos da sociedade em possuir objetos expostos no longa ou que, em certa medida, os façam pertencentes ao universo dos filmes. Ao longo do artigo, são abordadas, possíveis interlocuções entre cinema e moda, estilistas que produziram figurinos para o cinema, os figurinos ícones e como estes marcam uma determinada temporalidade no que diz respeito ao consumo de moda. São ponderados ainda, diversos produtos e desfiles que foram realizados em consonância ao fenômeno da moda.  O delineamento deste artigo se configura em uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva (TRIVIÑOS, 1987). Enquanto conclusão, podemos destacar que, o cinema é uma constante referência no campo artístico, principalmente na área da moda, como registro ou como inspiração. Juntos o cinema e a moda simbolizam épocas, mudanças, fontes históricas e servem de referência um para o outro.

Biografia do Autor

Fabiano Eloy Atílio Batista

Doutorando e Mestre em Economia Doméstica (UFV); Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF); Especialista em Televisão, Cinema e Mídias Digitais (UFJF); Design de Moda (Faculdade Estácio de Sá).

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Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos