Um breve relato sobre um estudo de caso que analisa o nível de profissionalismo do Visual Merchandiser das lojas pelotenses

Autores

  • laiana pereira silveira ifsul cavg
  • daisiane santos robaina ucpel

Resumo

A partir da percepção do crescimento da indústria de moda, aumento da concorrência no mercado físico e expansão de vendas através da internet, surge o questionamento do presente estudo, que objetiva analisar e identificar se há atuação de profissionais de visual merchandising nas lojas multimarcas do segmento de moda na cidade de Pelotas, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se perceber suas ações e atuações nas relações comerciais, estratégicas e interpessoais, quando existentes. A pesquisa se deterá nos dois principais focos deste profissional de moda, vitrine e interiores comerciais, pontos estes que o consumidor de moda tem um primeiro contato com o produto. Estes pontos de principais abordagens, proporcionaram a percepção de falhas nos pontos de vendas locais. A metodologia utilizada foi, a partir de referencial bibliográfico e do método observacional, juntamente com entrevista em profundidade com gerentes e proprietários, para identificar suas percepções e condutas a respeito do visual merchandising.

Biografia do Autor

laiana pereira silveira, ifsul cavg

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (2017-2018).

daisiane santos robaina, ucpel

Especialista em Gestão estratégica de Negócios pela Universidade Católica de Pelotas (2018), licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2018), graduada em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas (2016), recebendo o título como aluna destaque da turma, técnica em Vestuário pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça (2012).

Downloads

Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos