Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foco e Escopo

A Revista Air Science nasceu com o objetivo de incentivar a divulgação de conhecimentos e a produção de ciência por alunos, ex-alunos e profissionais da área de aviação. Seus periódicos são de acesso livre e disponibilizados gratuitamente a todos os interessados. São publicados artigos científicos e técnicos relevantes a aviação.

A partir do ano de 2018, a revista teve a sua equipe editorial renovada com a participação direta do Coordenador do Curso de Ciências Aeronáuticas da FUMEC e de professores do curso, que atuam diretamente na produção de projeto de pesquisa e do trabalho de conclusão do curso.

A Revista Air Science constitui-se como documento técnico-científico, de periodicidade semestral, com a finalidade de disponibilizar, para profissionais vinculados à Aviação, a produção científica da Instituição sob a forma de divulgação científica entre profissionais especializados e especialistas em processo de formação profissional. Nesse sentido, a Revista Air Science objetiva a institucionalização de um espaço de publicações que dizem respeito ao processo de produção científica da FUMEC e da comunidade acadêmica externa, voltado para a disseminação de informações aplicáveis à prática profissional da área da Aviação, tendo como perspectiva a democratização do acesso às informações mais relevantes do ponto de vista aplicado às demandas sociais. Com isso, a FUMEC, por meio do Curso de Ciências Aeronáuticas, mediante a revista, que conta como Editor Chefe o coordenador do Curso de Ciências Aeronáuticas, estará promovendo a integração necessária da institucionalização da Pesquisa e da Extensão universitárias, com reflexos objetivos no Ensino na medida em que se oferecem oportunidades educativas que integram as diferentes interfaces da vida acadêmica de nível superior, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na área da Aviação.

                Dos objetivos

                O objetivo geral da Revista Air Science é o de incrementar as possibilidades de educação continuada do profissional da área da Aviação com informações relevantes e aplicáveis ao exercício de sua atividade profissional. Além disso, tem-se o objetivo de garantir o acesso a tais informações por parte de instituições e entidades sociais que demandam serviços na área da Aviação e propiciar informações científicas que alimentem criticamente o exercício da educação profissional em tal área.

Do público-alvo

                A Revista Air Science destina-se a Pilotos, Comissários de Bordo, Gestores de Empresas Aéreas, Instrutores de Voo, Despachantes, Profissionais da área de Segurança Aeroportuária; a alunos de Ciências Aeronáuticas, Engenharia Aeronáutica; a Técnicos de Manutenção de Aeronaves; a Instituições e Entidades que atuam na promoção da constituição e da Aviação Nacional e Internacional.

Dos benefícios

                Entre os diversos benefícios que decorrem da publicação da Revista Air Science, é de se ressaltar a sua relevância na publicação de material didático de extensão universitária, condição que é reconhecida, oficialmente, pela avaliação da qualidade institucional do ensino e da pesquisa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Para cada submissão serão imediatamente designados 3 (três) avaliadores, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, que são selecionados de acordo com a área de pesquisa.  O avaliador geralmente tem 15 dias para emitir um parecer sobre um artigo.

 

A Revista Air Science da FUMEC, está sendo reeditada, a partir do número 2, pela FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA FUMEC - FEA/FUMEC. Trata-se de um documento que publica assuntos de interesse mais imediato para profissionais e estudantes da área da Aviação.

            Tal publicação tem origem na produção técnica e didática de professores, pesquisadores, alunos e outros profissionais da área da Aviação, compreendida pelo Curso de Ciências Aeronáuticas e por outros cursos que possam dialogar com o saber científico da Aviação, ampliando-lhe os repertórios dos saberes conhecidos. Enfim, a Revista Air Science respondem a exigências comunicativas do gênero da Divulgação Científica no privilégio que se institui com o diálogo entre especialistas.Com isso, acolhe assuntos derivados de Congressos, Seminários, Cursos, Palestras, Aulas, Conferências, Trabalhos de Conclusão de Curso, Protocolos, Documentos Técnico-Profissionais,  Abstracts, Ligas Acadêmicas, ou seja, dos diálogos em que se encontram os especialistas da área da Aviação, sejam os profissionais, sejam os estudantes a caminho da profissionalização na área.

            Por acolher um público de escritores e leitores, diversificado em níveis diferentes de especialização, as matérias publicadas na Revista Air Science precisam ser concisas, claras, acessíveis, agradáveis, estimulantes ou motivadoras, enriquecedoras, didáticas sem prejuízo do rigor, do controle e da precisão na cientificidade do conteúdo veiculado. Além do mais, o material a ser publicado precisa ser, previamente, adequado à correção linguístico-gramatical do nível formal do uso técnico-científico da Língua Portuguesa. Com relação às normas de citação das fontes de informação bibliográfica e de referência da bibliografia do documento, recomenda-se o uso das normas do estilo Vancouver. E do ponto de vista da extensão material, cada edição da Revista deverá acolher um número variado de artigos, ou textos, perfazendo um conjunto médio de oitenta (80) a noventa (90) páginas publicadas. As matérias que se destinam à publicação deverão ser enviadas , por e-mail, ao Editor Chefe da Revista Air Science, em versão eletrônica: arquivo compatível com Word for Windows.

            As matérias aceitas pelo Corpo Editorial passam a integrar a propriedade da  FUMEC e as não aceitas ficam à disposição dos autores. Os artigos publicados não são remunerados e não se aceita matéria paga.

          À FUMEC são reservados todos os direitos, inclusive os de tradução. Os trabalhos publicados terão seus direitos autorais resguardados pela FUMEC que, em quaisquer circunstâncias, agirá como legítima detentora dos mesmos.

As submissões serão avaliadas segundo os critérios discriminados abaixo, além de outros que possam ser considerados relevantes.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.