A Análise Crítica de Cinema e a Opinião do Público: Uma Comparação com Análise de Sentimentos

Autores

  • Gabriel A. Silva
  • Lucas Fernando de C. B. Alvarenga
  • Luiz C. G. Maia
  • Humberto F. Villela

Resumo

A crítica tem grande poder influenciador sobre os telespectadores, já que na maioria das vezes uma pessoa não pretende ir ao cinema para acabar se frustrando com o resultado final. O artigo apresenta uma comparação entre opinião da crítica especializada e opinião do público em relação aos filmes pré selecionados para análise. A metodologia de pesquisa descritiva foi adotada e, para construção dos resultados, foram extraídos dados de opinião do público através do Twitter e comparados à opiniões dos críticos presentes nos sites mais acessados no Brasil. A análise foi realizada pelo Google Cloud Natural Language, uma ferramenta que utiliza a análise de sentimentos. O resultado apresentou que pela análise de sentimentos, utilizando língua portuguesa, não foi possível garantir que existe diferença na opinião entre os dois grupos.

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Publicado

24/09/19

Edição

Seção

Artigos Curso Ciência da Computação