A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO CIVIL – UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

Autores

  • Alexandre Monteiro de Menezes UFMG
  • Isabela Francisco Zennaro FUMEC

Palavras-chave:

ensino de engenharia e arquitetura, coordenação de projeto, interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem acerca de aspectos relativos à atual situação do ensino de Arquitetura e Engenharia Civil, nas Universidades de Belo Horizonte, frente às novas exigências de atuação desses profissionais no mundo globalizado. Uma vez verificado, no setor da construção, um movimento de valorização do processo de projeto como forma de atingir melhores resultados na produção de edifícios, a ênfase desse estudo recai sobre o ensino, específico, de coordenação de projetos. Esse artigo busca conhecer a estrutura curricular das escolas, no que diz respeito ao ensino de coordenação de projetos. Os resultados apontam a inexistência de disciplinas específicas, nos referidos cursos das Universidades de Belo Horizonte, que possam contribuir com a capacitação plena dos profissionais egressos a atuarem nessa área de conhecimento.

Downloads

Edição

Seção

Artigos