REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO NOBRES EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Autores

  • Mariana Athayde Salomão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa Gomes Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fabiano Cesar Tosetti Leal Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

reaproveitamento, água pluvial, edifícios residenciais

Resumo

A água, fundamental para a sobrevivência humana, vem sendo utilizada em diversas atividades de forma não racional, podendo trazer consequências desastrosas para o futuro. O emprego de estratégias e fontes alternativas do consumo racional de água na construção civil, principalmente em edificações residenciais, é uma forma de amenizar o consumo dos recursos hídricos disponíveis já que o crescimento da população mundial tem resultado numa taxa de demanda média por água cerca duas vezes maior que o crescimento demográfico. Através de exemplo, é apresentado um sistema implantado em edificação no qual foi pautado não somente aspectos econômicos, mas, também considerando as vantagens ambientais alcançadas.

Biografia do Autor

Maria Teresa Gomes Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora titular da UFJF, revisor de periódicos indexidados (American Concrete Institute, Ambiente Construído, Engenharia Estudo e Pesquisa, dentre outros), consultor ´ad hoc´ da FACEPE, avaliador de instituição de educação superior do Ministerio da Educacao e Cultura. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia, aderência aço-concreto, novos materiais, buscando sempre a integração com o ambiente construído e sua sustentabilidade.

Fabiano Cesar Tosetti Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981) e mestrado em Saneamento Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em técnicas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento e distribuição de água, coleta e transporte de esgotos e soluções para drenagem urbana.

 

Downloads

Publicado

26/11/20

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)