ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE MARKETING: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
  • Ana Paula Paes de Paula

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1129

Palavras-chave:

Estudos críticos organizacionais. Estudos críticos sobre o marketing. Teoria crítica. Crítica à sociedade de consumo. Marketing.

Resumo

O interesse dos teóricos organizacionais pelas discussões críticas têm tido cada vez mais espaço na academia. Estes estudos têm por objetivo desnaturalizar as questões organizacionais e denunciar o controle e dominação presentes nas ações empresarias na sociedade. A fi m de compreender o fenômeno dos estudos críticos sobre o marketing é desenvolvido neste trabalho um mapeamento da publicação do ENANPAD, EMA, ENEO e Revista RAE, além da produção internacional presentes nos anais do CMS, o Journal of, o European Journal of Marketing e o Consumption Markets & Culture. O período foi delimitado em função da expansão dos estudos críticos em administração a partir de meados da década de 1990. Os artigos foram classifi cados conforme temática e metodologia de pesquisa. As conclusões apontam para a importância da reunião destes estudos em um fórum capaz de promover debates e fomentar as pesquisas.

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Publicado

30/03/12

Edição

Seção

Artigos