A ARTE IMITA A VIDA? CULTURA, VALORES, PODER E LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Clarissa Ribeiro-Martins Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N1ART1268

Resumo

O propósito do estudo foi identificar a existência de variáveis do Modelo de Ação Cultural Brasileiro em empresas, por meio da análise do discurso de tiras gerenciais. O arcabouço teórico deste trabalho é composto pelos temas Cultura, Valores, Poder e Liderança. A análise ocorreu através dos desenhos e falas dos personagens da edição “Odeio Reuniões” de Adams (2009), retratado nos quadrinhos, que se referem ao cotidiano organizacional privilegiando cenas das relações entre empregador e empregado. O trabalho foi estruturado com base em uma pesquisa qualitativa, utilizando-se do paradigma interpretativo, valendo-se da análise do discurso como método de interpretação de seis tiras escolhidas de maneira aleatória. Os resultados mostraram que i) a variável cultural concentração do poder possui maior evidência nos discursos, ii) seguida em ordem decrescente de personalismo, postura do espectador, e impunidade iii) empatadas em última posição, paternalismo, formalismo, lealdade, evitar conflitos e flexibilidade. 

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Publicado

03/10/13

Edição

Seção

Artigos