COMUNICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS WEBSITES DE DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA: UM ESTUDO COMPARADO BRASIL E FRANÇA

Autores

  • José Milton de Sousa Filho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lilian Soares Outtes Wanderley Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Francisca Aureliano Farache da Silva University of Brighton

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N4ART134

Palavras-chave:

Comunicação da responsabilidade social, Internet, Setor energético, Websites corporativos

Resumo

O uso dos websites corporativos como ferramenta de comunicação da responsabilidade social vem recebendo atenção dos grupos de interesse e passando por um processo de melhoria contínua no que diz respeito à apresentação tanto em forma quanto em conteúdo. O presente texto objetiva fazer uma comparação entre as três maiores empresas do setor de distribuição de energia do Brasil e a empresa estatal da França. Como resultado, pode-se observar que as empresas divulgam de forma insuficiente suas ações e projetos sociais na Internet, com exceção da Cemig, que teve um desempenho superior em relação à comunicação pela web. Em conclusão, não foram encontradas diferenças significativas em relação aos indicadores de divulgação entre as empresas apesar das características culturais. No entanto, o volume de informações divulgadas pela empresa francesa em cada indicador é consideravelmente maior, caracterizando também uma grande preocupação com a comunicação da responsabilidade social em detalhes.

Biografia do Autor

José Milton de Sousa Filho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Lilian Soares Outtes Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Francisca Aureliano Farache da Silva, University of Brighton

Downloads

Publicado

31/12/08