O Relacionamento entre o Valor, a Preferência e a Intenção de Compra no Varejo Online

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa Departamento de Administração da FEA/USP
  • Henrique Veríssimo Aparecido da Silva
  • Braulio Oliveira FEI

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N1ART1485

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento do Consumidor, Intenção de Compra, Administração

Resumo

Dado o crescimento do e-commerce no Brasil, este trabalho fez a aplicação do modelo de Overby e Lee (2006) para relacionar fatores antecedentes à intenção de compra em loja online, testar a sua aderência a subgrupos (ou segmentos) de consumidores e avaliar os segmentos segundo sua atratividade. Foram pesquisados 748 indivíduos por meio da Internet. As relações entre os construtos do modelo foram confirmadas por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. O modelo gerado foi aplicado a 20 segmentos de mercado, os quais revelaram algumas diferenças e semelhanças em relação à amostra total nas associações entre valor hedônico versus preferência, valor utilitário versus preferência e preferência versus intenção de compra. Os 20 segmentos também foram avaliados em função dos critérios “identificabilidade”, “substancialidade”, “acessibilidade” e “grau de resposta”.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Gouvêa, Departamento de Administração da FEA/USP

Doutora e Livre-docente em Administração pela FEA/USP;

Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade São Paulo.

Henrique Veríssimo Aparecido da Silva

Doutor em Administração pela FEA/USP;

Diretor da Zaum Traduções e Localização.

Braulio Oliveira, FEI

Doutor em Administração pela FEA/USP;

Professor pesquisador do PPGA/FEI.

Downloads

Publicado

07/08/14

Edição

Seção

Artigos