ANOMALIAS E RETORNO ACIONÁRIO: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DO MERCADO BRASILEIRO

Autores

  • Márcio André Veras Machado Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB e Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.
  • Otavio Ribeiro De Medeiros Professor Titular do Departamento de Contabilidade da UnB.

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N2ART1649

Palavras-chave:

Finanças

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar se anomalias de valor associadas a padrões comumente documentados no comportamento dos preços das ações existem no mercado acionário Brasileiro. Especificamente, este trabalho examina os retornos anormais produzidos por estratégias baseadas nos efeitos tamanho da empresa, book-to-market (B/M), estratégia momento, lucro/preço, fluxo de caixa/preço, liquidez e alavancagem, denominadas de anomalias de valor. Além de analisar tais anomalias, este artigo avalia a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-las. Para isso, em junho de cada ano, iniciando em 1995 e terminando em 2008, todas as ações foram ordenadas de forma decrescente e divididas em cinco carteiras, conforme a variável de interesse. Os resultados apresentados indicam evidências da existência do efeito liquidez, momento e índice BM, porém, nesse caso, contrário ao previsto na teoria. Por outro lado, não há evidências que suportem a existência dos efeitos lucro/preço, fluxo de caixa/preço, tamanho e alavancagem.

Biografia do Autor

Márcio André Veras Machado, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB e Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.

Doutorado em administração, com concentração em finanças. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.

Otavio Ribeiro De Medeiros, Professor Titular do Departamento de Contabilidade da UnB.

PhD em Economia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília – PPGA/UnB e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

07/10/14

Edição

Seção

Artigos