CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • José Celso Contador Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Celso Augusto Rimoli Universidade Paulista - UNIP
  • José Luiz Contador Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N1ART175

Resumo

Este trabalho examina teoricamente os fatores determinantes da competitividade do produto e do negócio, imprescindíveis à elaboração de estratégias competitivas que visam à obtenção e sustentação de vantagens competitivas. Esse tema é objeto tanto da área de marketing estratégico quanto da de estratégia empresarial. Nas duas áreas, há um ponto de consenso que afirma que a empresa deve diferenciar sua oferta para conquistar e manter vantagem competitiva. Mas, os estudos conduzidos por meio do modelo de Campos e Armas da Competição revelaram que a empresa pode diferenciar seu produto e/ou serviço de modo mais amplo, levando em consideração, na formulação da sua estratégia competitiva, também o campo da competição, quer do produto, quer dela própria. Assim, o objetivo deste artigo é evidenciar que, para a empresa ser competitiva, além de diferenciar seu produto e/ou seu serviço no sentido tradicional, ela precisa: 1) diferenciar seu produto incluindo a definição em quais campos vai competir em cada segmento; e 2) escolher as armas da competição que irá utilizar e definir a intensidade de cada arma. Para atingir tal objetivo, foram necessários vários conceitos do modelo de Campos e Armas da Competição: campo da competição, arma da competição, tese do modelo, configuração dos campos da competição, campo coadjuvante, produto coadjuvante e par produto-mercado. Como uma proposta inovadora sempre desperta dúvida, é mostrado o processo de validação do modelo de Campos e Armas da Competição e são discutidas sua universalidade, consistência e completude.

Biografia do Autor

José Celso Contador, Universidade Nove de Julho - Uninove

Celso Augusto Rimoli, Universidade Paulista - UNIP

José Luiz Contador, Universidade Nove de Julho - Uninove

Downloads

Publicado

31/03/10

Edição

Seção

Artigos