BETWEEN CENTRALISATION AND DECENTRALISATION OF PRODUCT DEVELOPMENT IN MULTINATIONAL CORPORATIONS: RECENT TRAJECTORIES IN BRAZILIAN SUBSIDIARIES OF CAR ASSEMBLERS

Autores

  • Flávia Consoni Instituto de Geociências da Unicamp
  • Ruy Quadros Instituto de Geociências da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART29

Palavras-chave:

Industria automobilística

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise acerca da natureza, volume e extensão das atividades de desenvolvimento de produtos realizadas pelas subsidiárias das montadoras de auto veículos instaladas no Brasil. Baseado em entrevistas junto a todas as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, a primeira constatação é que essas empresas apresentam uma forte inclinação ao desenvolvimento de atividades ligadas à adaptação dos veículos às condições locais e ao desenho de derivativos de plataformas globais. Contudo, foi possível identificar uma recente e crescente tendência ao desenvolvimento local de produtos globais, sob coordenação da engenharia automotiva brasileira. Não obstante, este cenário tende a ser bastante heterogêneo, podendo ser identificadas distintas estratégias de produto entre as subsidiárias no Brasil, com diferentes implicações para a capacitação da engenharia automotiva brasileira.

Biografia do Autor

Flávia Consoni, Instituto de Geociências da Unicamp

Ruy Quadros, Instituto de Geociências da Unicamp

Downloads

Publicado

30/06/04

Edição

Seção

Artigos