LÍDER VERSUS LIDERADO? PERCEPÇÕES A PARTIR DO GRID GERENCIAL

Autores

  • Fernanda Versiani Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Mariana de lima Caeiro Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Antonio Carvalho Neto Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4104

Palavras-chave:

Adminitração, Gestão de Pessoas

Resumo

Este tra­balho pretende contribuir com os estudos de liderança propondo comparar a percepção do líder e de seus respectivos liderados sobre o comportamento da liderança exercida pelo líder, utilizando o questionário com as seis dimensões do Grid Gerencial, proposto por Blake e Mouton (1978). Foram analisadas as seis dimensões: decisão, convicção, conflito, emoções, senso de humor e empenho. A pesquisa é qualitativa, tem caráter descritivo e foi realizada em uma empresa de telemarketing, na cidade Campina Grande, Paraíba. Os dados foram coletados por meio de 52 questionários aplicados a duas equipes, compostas por um líder e 25 liderados cada uma. A análise dos dados indicou divergência entre as percepções do líder e dos liderados, em relação ao comportamento do líder avaliado nas seis dimensões do Grid. Houve, também, divergência entre o comportamento dos dois líderes, sendo um deles mais orientado para pessoas, enquanto o outro para a produção.

Biografia do Autor

Fernanda Versiani, Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutoranda em Administração na Universidade PUC Minas (PPGA), voltada para área de Relações de trabalho e Recursos Humanos, como bolsista da CAPES. Mestre em Administração pela Universidade PUC Minas; Especialista em Gestão Estratégica de Marketing; Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2009). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (NERHURT).

Mariana de lima Caeiro, Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas, na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. É bolsista da CAPES e concluiu o curso de Bacharelado em Administração no ano de 2014, no CEFET-MG. Membro do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (NERHURT).

Antonio Carvalho Neto, Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutor em Administração pela UFMG (1999), com doutorado sanduíche no Instituto de Economia da UFRJ e no IUPERJ. Mestre em Administração pela UFMG (1995). Especialista em Relações de Trabalho pelo Queen Mary College da London School of Economics (1990). Professor permanente, em regime de dedicação integral ao PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas desde 2001. Atualmente é Diretor de Ensino de Pós-Graduação da ANPAD. Membro do Executive Commitee da IFSAM - International Federation of Scholarly Associations of Management desde 2016. Líder do grupo de pesquisa NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho - do PPGA da PUC Minas desde 2008

Downloads

Publicado

26/09/17

Edição

Seção

Artigos