MARKETING DE INFORMAÇÕES PARA O VAREJO: O MÉTODO ZAPROS-LM

Autores

  • Geraldo Luiz Veiga Rodrigues Mestre em Administração pelo Ibmec/RJ. Duplo Foco Consultoria / RJ
  • Luiz Flavio Monteiro Autran Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N1ART527

Palavras-chave:

Decisões multicritério. Varejo. Marketing. Sistemas de informações. Apoio multicritério à decisão.

Resumo

Este artigo mostra, através de um caso real, como o uso de um método formal de apoio à tomada de decisão pode tornar mais efetiva a administração de marketing para o varejo. A organização objeto do estudo foi numa entidade tradicional da cidade do Rio de Janeiro, que atua como um grande banco de dados do varejo, utilizado por empresas comerciais da região. Utilizou-se aqui o método ZAPROS-LM, da Análise Verbal de Decisões. Os resultados globais deste estudo mostram que a adoção de tal método pode enriquecer significativamente o processo de administração em marketing de uma organização que armazena e dissemina informações do setor de varejo.

Biografia do Autor

Luiz Flavio Monteiro Autran Gomes

Pós-Doutoramento na Universidad de Stuttgart,
na Alemanha (1985 - 1986); Doctor of
Philosophy na Universidade da Califórnia, em
Berkeley, E.U.A. (1973-1976); Master of Science pela
Michigan State University, nos E.U.A. (1969-1970);
Engenheiro Civil pela PUC-Rio (1964-1968). Ibmec/RJ

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Publicado

30/03/11

Edição

Seção

Artigos