PRÁTICAS SOCIAIS, CULTURA E INOVAÇÃO: TRÊS CONCEITOS ASSOCIADOS

Autores

  • Eda Castro Lucas de Souza
  • Cristina Castro Lucas
  • Cláudio Vaz Torres

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART631

Palavras-chave:

PRÁTICAS SOCIAIS, CULTURA E INOVAÇÃO, TRÊS CONCEITOS ASSOCIADOS.

Resumo

Este artigo propõe uma articulação teórica dos conceitos Práticas Sociais, Cultura e Inovação, objetivando interpretar interações realizadas em organizações. Práticas sociais representam manifestações culturais da organização e cultura é entendida como vetor explicativo dessas práticas. Considera-se Inovação como fenômeno dinâmico, não linear, fundamental para a construção de novos comportamentos, produtos e serviços organizacionais. A base teórica apoia-se em autores como: Bourdieu, DaMatta, D’Iribarne, Dupuis, Faoro, Geertz, Giddens, Guerreiro Ramos, Holanda, Motta e Weber. O modelo de D’Iribarne, com suas categorias de análise - senso de dever; relações hierárquicas; percepção de controle; defi nição de responsabilidades; sanções; qualidade da cooperação e regulação - foi utilizado nessa articulação conceitual. Transpondo-se a discussão para o caso do Brasil, foi possível concluir que práticas organizacionais brasileiras são manifestações enraizadas às características culturais do país. Essas práticas podem ser tradicionais ou inovadoras em função das características regionais que defi nem as distintas subculturas nacionais.

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Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos