CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS NO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Aldo Leonardo Cunha Calado Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Reis Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Moisés Araújo Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N1ART87

Palavras-chave:

gestão de custos, formação de preços, agroindústrias

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a gestão de custos e o processo de formação de preços das agroindústrias paraibanas. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 20 empresas do setor da agroindústria pertencentes a sete atividades distintas. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário. Observou-se que a maioria das empresas possui sistema de custos ou alguma forma de estrutura de custos, sendo o gerente geral o responsável pelo registro dos custos do processo produtivo. Quanto aos fatores limitantes para implantação do sistema de custos, parte das empresas analisadas alegou que a contabilidade gerencial fornece dados suficientes para gestão dos seus negócios. Constatou-se que o principal critério utilizado no processo de formação do preço de venda das empresas analisadas foi o mark-up, aplicando-o sobre o custo de produção. Uma parcela das empresas pesquisadas utiliza o mark-up sobre valor da matéria-prima.

Biografia do Autor

Aldo Leonardo Cunha Calado, Universidade Federal da Paraíba

Márcia Reis Machado, Universidade Federal da Paraíba

Antônio André Cunha Callado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Moisés Araújo Almeida, Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

30/04/07

Edição

Seção

Artigos