INNOVATION IN THE PURCHASING AREA OF ORGANIZATIONS

A LITERATURE REVIEW

Autores

Resumo

Este trabalho investiga a literatura acadêmica sobre as diferentes formas de inovação na área de compras das organizações. Foi realizada uma revisão da literatura em três fases: planejamento da revisão, realização da revisão, e divulgação. A primeira fase avaliou os principais autores, periódicos e cronologia. A segunda fase envolveu investigação exploratória do conteúdo dos artigos. Conclui-se que a área é heterogênea e dispersa em periódicos concentrados na Europa Ocidental e nos EUA. A seleção de artigos foi definida por amostragem proposital tendo como fonte as principais bases de dados. Foi observada uma relevância destacada da categoria de inovação tecnológica. Como implicações sociais, considera-se que a organização dos artigos de acordo com o conteúdo e a cronologia melhora a compreensão do status quo da literatura na área das compras organizacionais. Considera-se como ponto de originalidade da investigação a identificação de uma nova área de investigação: a das aquisições de inovação.

Biografia do Autor

Márcio Marcelo Belli, Universidade Estadual de Campinas

Professor-Doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp-FCA

prof., Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Professor Doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP 

 

prof., Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Aluna do Programa de Mestrado e Doutorado da UNICAMP

prof., Universidade Estadual de Campinas -Unicamp

Aluna do Programa de Mestrado e Doutorado da UNICAMP

Downloads

Publicado

16/01/23

Edição

Seção

Artigos