O USO DE APLICATIVOS DE DELIVERY: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Ana Júlia de Almeida Martiniano Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodolfo Ferreira Maritan
  • André Francisco Alcântara Fagundes
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti

Resumo

Apesar do vertiginoso aumento de uso de aplicativos (apps) de entrega de refeições, ainda persistem lacunas sobre a motivação e percepção de seus usuários. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar aspectos que influenciam o uso de aplicativos de Mobile Food Ordering Apps (MFOAs). Para tal fim, foram realizadas 12 entrevistas em profundidade seguindo um roteiro elaborado a partir da literatura existente. Os resultados mostraram que as principais características que levam ao seu uso MFOAs são as variáveis: influenciadores, valor percebido, disponibilidade do aplicativo, predileção por um app e dificuldade no uso. Adicionalmente, os fatores mais relevantes para os usuários são as avaliações disponíveis no aplicativo sobre os restaurantes ao invés da avaliação global dos aplicativos nas lojas de download, sendo que o conhecimento prévio do restaurante também é relevante para alguns. Também observou-se a relevância da entrega grátis e promoções, em detrimento dos cupons. No que tange à motivação hedônica e satisfação com a vida, os resultados evidenciaram que parte dos pedidos são feitos em ocasiões especiais e o estado de humor influencia diretamente no momento da compra. Sendo ainda observado que este tipo de consumo tende a ser por impulso, sem planejamento prévio. Como novos achados, observou-se um incômodo de parte dos usuários com a precarização do trabalho dos entregadores e, ainda se notou uma adesão integral aos MFOAs.

 

Palavras chave: Consumo de alimentos; Compra por Impulso; Satisfação com a Vida; Delivery; Aplicativos.

 

Biografia do Autor

André Francisco Alcântara Fagundes

Professor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ministra aulas nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

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Publicado

02/06/23

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Artigos