SER UMA EMPRESA GRANDE É VANTAGEM PARA CRESCER?

Autores

  • Luiz Artur Ledur Brito FGV-EAESP
  • Eliane Pereira Zamith Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Flávio Carvalho de Vasconcelos FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N2ART94

Palavras-chave:

crescimento, tamanho da firma, vantagem competitiva, desempenho da firma.

Resumo

O crescimento pode ser considerado como uma evidência de sucesso empresarial e, portanto, uma conseqüência desejável de uma boa estratégia. Apesar disso, o fenômeno tem sido pouco estudado com uma abordagem empírica na área. Esta pesquisa explora um aspecto do tema, especificamente a relação entre tamanho e taxa de crescimento. A pesquisa foi feita com uma grande amostra internacional com 80.320 observações, cobrindo 13.221 empresas, 9 anos e 46 países. Técnicas multivariadas foram usadas para análise. Os resultados indicam uma relação positiva entre tamanho e taxa de crescimento contrariando estudos anteriores feitos com amostras menores e de menor abrangência. Os resultados apresentam alta significância estatística. A significância prática e o caráter relativo desta influência dentro da ampla variabilidade observada nas taxas de crescimento são discutidos

Biografia do Autor

Luiz Artur Ledur Brito, FGV-EAESP

Eliane Pereira Zamith Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Flávio Carvalho de Vasconcelos, FGV-EAESP

Downloads

Publicado

30/08/07

Edição

Seção

Artigos