GENDER WASHING: UMA ANÁLISE DA (IN)FORMALIDADE DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM PROL DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

gender washing, políticas e práticas, gestão de pessoas, gênero, mulheres

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a (in)formalidade das políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP) em prol da igualdade de gênero nas organizações. Tais processos têm mobilizado o contexto organizacional, sobretudo na última década, motivado por pressões socioeconômicas em nível global. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo com 14 mulheres em posições de liderança em organizações de áreas e portes diversos. Os resultados ressaltam que as políticas e práticas, majoritariamente, são desenvolvidas de modo superficial, através de práticas informais e processos pouco estruturados. Assim, não apresentam resultados relevantes para a igualdade de gênero nas empresas. A fragilidade das ações reforça o privilégio de homens brancos e heterossexuais e o tratamento desigual entre gêneros, além de contribuir para o fenômeno de gender washing. O presente estudo visou mostrar que é necessário identificar e desafiar não apenas o que está visível e explícito, mas as diferentes camadas que corroboram a misoginia e o sexismo. Ao explorar as omissões, pretende-se quebrar o silêncio e desenvolver novas perspectivas para a igualdade de gênero nas organizações.

Biografia do Autor

Larissa Nardes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Administração pela ATITUS. Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)  

Shalimar Gallon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora do Departamento de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco  

Aline Mendonça Fraga, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora do Setor de Educação Profissional da Universidade Federal do Paraná (SEPT/UFPR)  

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22/02/24

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Artigos