http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/issue/feed Revista PRETEXTO 2024-04-22T10:40:51-03:00 Profª. Dra. Renata de Sousa da Silva Tolentino rsousa@fumec.br Open Journal Systems <p>A Revista Pretexto é uma iniciativa da Universidade FUMEC/FACE que tem como finalidade publicar e disseminar pesquisas empíricas e ensaios, já finalizados ou em fase de finalização, de modo a disseminar o conhecimento em Administração e áreas afins. Visa, também, criar um debate sobre o tema e gerar maior participação de acadêmicos e gestores em seu desenvolvimento.</p> http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9221 APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA 2023-10-31T16:30:55-03:00 Camila Pagani pagani.camila@gmail.com Wilnei Aldir Schneider was.was@hotmail.com Fabiano Maury Raupp fabiano.raupp@udesc.br <p>O objetivo deste artigo é propor um modelo de apresentação das informações públicas em Portais da Transparência com base no uso da técnica de <em>storytelling</em> e de linha do tempo. Será apresentado um caso hipotético de processo de compra pública, etapas e peças importantes na apresentação da informação. A técnica de <em>storytelling</em> pode ser utilizada para dar ao cidadão maior “senso de realidade” aos dados, a partir da comparação de valores globais com valores de referência próximo a ele; ao estabelecer relações com situações conhecidas, o cidadão aprende como participar e exercer o controle social. Já a linha do tempo torna mais concreta e visível as relações entre as partes, auxiliando os indivíduos a compreenderem o sequenciamento de eventos. A proposta está pautada nos preceitos da <em>accountability</em> democrática e governo eletrônico, considerando aspectos importantes de apresentação da informação que facilitam o acesso do cidadão. Ainda que a implementação de tal proposta seja desafiadora para a gestão pública na medida em que precisa levar em consideração diferentes públicos e suas demandas específicas, contribui para que a administração pública consiga traduzir sua linguagem técnica em informações compreensíveis por um maior número de cidadãos, não apenas disponibilizando os dados da forma como são gerados e de forma desconectada.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9386 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA EM UMA PROPRIEDADE LEITEIRA FAMILIAR 2024-02-27T02:22:19-03:00 Leandro Carvalho Bassotto bassotto.lc@gmail.com Marcos Aurélio Lopes malopes@ufla.br Gideon Carvalho de Benedicto gideon.benedicto@ufla.br <p>O desempenho econômico de propriedades leiteiras é relevante para a contabilidade gerencial no agronegócio. Objetivou-se analisar o desempenho econômico de uma propriedade leiteira familiar, considerando a variabilidade do preço do leite em Minas Gerais. Foram analisados dados econômicos e de custos de produção de uma propriedade leiteira familiar, referente aos anos de 2010 a 2017. Os preços de comercialização do leite na propriedade foram superiores à média estadual e exerceram pouca influência sobre o desempenho econômico da atividade leiteira devido a sua elevada eficiência operacional. Constatou-se que a variação do preço do leite pode ser uma necessidade para a viabilidade do negócio apenas em situações em que haja baixa eficiência operacional nos seus processos produtivos. Foi proposto um <em>framework</em> de análise, que apresenta os principais fatores que podem interferir no desempenho econômico de propriedades leiteiras. Conclui-se que é necessário ter eficiência operacional para minimizar os impactos da variação dos preços do leite na atividade leiteira.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9419 PECADOS E VIRTUDES EM CASOS PARA ENSINO 2024-02-27T15:32:00-03:00 Ives Romero Tavares do Nascimento ives.tavares@ufca.edu.br <p>Nesta pensata, apresento algumas reflexões acerca de erros e acertos que identifico serem comuns no processo de escrita de casos para ensino de Administração. De modo metafórico, ilustro sete pecados capitais e suas correspondentes sete virtudes que podem contribuir para a melhoria da elaboração destas peças textuais de ensino-aprendizagem, de modo que os autores de casos para ensino possam refletir sobre seus processos de elaboração deste tipo de texto. Uma vez que as pensatas são produções literárias que se posicionam e refletem sobre determinado assunto, apresento as contribuições a autores de casos para ensino de maneira a contemplar a utilidade da criatividade e da espontaneidade, dentre outros elementos. Coloco em evidência que não há o intuito de reduzir o escopo dos casos para ensino, mas, por outro lado, ampliar a forma como se pensa sobre eles.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9435 MARKETING VERDE X GREENWASHING NA ROTULAGEM AMBIENTAL 2023-12-31T15:24:05-03:00 Taís Pasquotto Andreoli tais_pa@hotmail.com Andressa Cruz andressa.cruz@unifesp.br Kumiko Kissimoto kumiko.kissimoto@unifesp.br <p>O trabalho teve objetivo comparar a adoção correta do marketing verde e da prática de <em>greenwashing</em> na rotulagem ambiental segundo a avaliação do consumidor. O referencial teórico concentrou discussões relacionadas ao marketing verde e à prática de <em>greenwashing</em>, principalmente em relação à rotulagem ambiental e seu potencial diferencial competitivo diante dos consumidores. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de um experimento com duas etapas, a primeira (n=20) de caráter exploratório, com o emprego da técnica neurocientífica de monitoramento ocular (<em>eye tracker</em>), e a segunda (n=72) com caráter explicativo, com coleta de dados por meio de questionário e emprego da técnica estatística ANOVA para a validação das hipóteses. Com isso, foi possível constatar que os apelos verdes nas embalagens, ainda que com falsos discursos (<em>greenwashing)</em>, representam um importante influenciador diante dos consumidores. Assim, o trabalho apresenta avanços na compreensão acerca dos diferentes apelos ambientais empregados nas embalagens e a influência deles no comportamento de compra do consumidor, de maneira abrangente, com dados explícitos (autodeclarados) e implícitos (por meio da técnica neurocientífica de monitoramento ocular).</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9501 PRODUÇÃO MAIS LIMPA 2024-01-27T04:12:49-03:00 Darlene Gomes Baêta dgomesbaeta@gmail.com Ualison Rébula de Oliveira ualison.oliveira@gmail.com Cecilia Toledo Hernández ctoledo@id.uff.br Ricardo César da Silva Guabiroba ricardocesar@id.uff.br Pedro Roberto Jacobi prjacobi@gmail.com <p>O gerenciamento inadequado dos recursos naturais em organizações representa um potencial risco para o meio ambiente e a saúde pública. Visando contribuir com informações para o alcance da gestão eficiente e ambientalmente adequada dos recursos, em conformidade com os aspectos da sustentabilidade, este estudo tem como objetivo apresentar um panorama mundial sobre Produção Mais Limpa, indicando as barreiras e diretrizes existentes para sua adoção. Metodologicamente, o estudo foi suportado por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que permitiu uma visão abrangente sobre os principais tópicos abordados nas pesquisas relacionadas com a produção mais limpa. Os achados da pesquisa indicam que práticas de Produção Mais Limpa podem gerar resultados significativos nos âmbitos econômico, financeiro, social e ambiental, por meio do uso racional da água, produtos químicos e energia. Foram identificadas 15 barreiras para a adoção de práticas associadas à Produção Mais Limpa. Algumas delas envolvem o enfoque mais em metas de produção e conformidade legal do que em práticas sustentáveis; investimento inicial aparentemente não vantajoso; falta de crédito e financiamento para projetos sustentáveis; e falta de políticas eficazes de incentivo à Produção Mais Limpa. Para superar essas barreiras, foram levantadas diretrizes com abordagens de mais simples implementação, como simplificar a seleção de ações sustentáveis, fornecer orientações claras e aumentar a conscientização ambiental, e outras abordagens mais complexas, como aprimorar continuamente a gestão de recursos, adotar o uso de tecnologias sustentáveis e promover políticas e regulamentações ambientais mais rigorosas.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9688 ESTRUTURA DE CAPITAL 2023-12-22T03:38:42-03:00 Karina Kelen da Cruz karinakelencruz@gmail.com João Paulo Augusto Eça joaopauloeca@outlook.com Francisval de Melo Carvalho francarv@ufla.br <p>O presente estudo analisa o impacto dos efeitos decorrentes da pandemia Covid-19 sobre os determinantes do nível de endividamento das empresas brasileiras de capital aberto, levando-se em conta os fatores específicos da firma à luz das teorias do Trade-Off e do Pecking Order. Para análise empregou-se o método estatístico de dados em painel e modelo com efeitos fixos. A amostra foi composta por 344 empresas, no período 2010-2021. Em linhas gerais, os resultados deste estudo mostraram que os determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras são mais aderentes à Teoria de Pecking Order, conforme já evidenciado em estudos anteriores. Entretanto, este resultado não foi identificado quando se levou em consideração especificamente o período da pandemia. Isto é, durante esse período, na média, não houve aderência dos determinantes a nenhuma das teorias. É possível que este resultado seja fruto de uma maior heterogeneidade no processo de escolha da estrutura de capital, de modo que, considerando todas as empresas da amostra, nenhuma das teorias tenha se sobressaído.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9820 IMPACTO DA POLÍTICA MONETÁRIA NO MERCADO DE AÇÕES 2024-02-26T05:14:41-03:00 João Pedro Rebouças Pontes jucapedro19@gmail.com Denis Augusto de Oliveira Pinesso 31912321@mackenzista.com.br Ian Resende Marson ianrmarson@hotmail.com Rafael de Carvalho Arcas carvalho.arcas@gmail.com Michele Nascimento Jucá michele.juca@mackenzie.br <p>O objetivo fundamental dos bancos centrais é o controle da inflação. Para tanto, o principal instrumento de política monetária utilizado é a determinação da taxa básica de juros - denominada de Selic no Brasil. Em 2 de fevereiro de 2022, o governo eleva a taxa Selic com o objetivo de reduzir a inflação. Assim, este estudo tem por objetivo verificar se o anúncio do aumento da Selic impacta negativamente o retorno das ações, calculado a partir da variação do seu preço. Isso ocorre por meio de um estudo de evento, cuja amostra final é composta por 38 ações. Como resultado, verifica-se que mais de 80% dos CARs são negativos e estatisticamente significantes. Logo, é possível confirmar a H1 deste estudo - O anúncio do aumento da Selic impacta negativamente o retorno das ações. Este estudo contribui para a melhor compreensão dos mecanismos de transmissão de política monetária no Brasil</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9969 Editorial 2024-04-22T10:36:51-03:00 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PRETEXTO