Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote <p align="Justify">A <strong>Achiote.com</strong> – Revista eletrônica de moda é uma publicação vinculada ao curso de graduação em Design de Moda e ao curso de pós-graduação <em>stricto</em> <em>sensu</em> em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC, desde 2013. Resultante de um projeto de extensão, tem por intuito promover o debate das questões que circundam a Moda por meio de textos de caráter acadêmico. O título deste periódico é o reconhecimento da importância de uma planta nacional, de origem indígena, na manufatura e comércio das sedas lavradas na Europa do século XVII e XVIII. Essa planta é o Urucum, nome derivado do tupi Uru-ku, que significa vermelho. E como Urucum virou Achiote? Em terras espanholas esse princípio tintório, com grande poder de coloração - em cores do amarelo dourado ao vermelho tijolo - foi chamado de <strong>Achiote.</strong> As linhas temáticas priorizadas pelo periódico são: moda, arte, história da moda, cultura contemporânea, jornalismo de moda, semiótica, tecnologia têxtil, estamparia, coleções e novos produtos em moda, figurino, produção artística e executiva em Moda, marketing pessoal e empresarial, mas os temas são livres.</p> pt-BR <p>Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos seus autores. Lembramos que a submissão do artigo para a Achiote.com – Revista Eletrônica de Moda confirma sua aceitação de publicação na mesma.</p> vsalles@fumec.br (Vanessa Madrona Moreira Salles) a224745269@fumec.edu.br (Equipe de Suporte Achiote) ter, 31 dez 2019 05:43:51 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O uso da moulage para criação de roupas para cães https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7275 Estudos mostram que um dos segmentos que mais apresentou crescimento nos últimos anos, foi o da domesticação, onde muitos donos passaram a ser adeptos a produtos exclusivos para seus animais de estimação. Porém, quando se trata da busca por “vestimentas” para cães, este setor, dentro do mercado de Moda ainda é precário e defasado, sendo pouquíssimas as empresas que investem nesse setor de roupas para cães. Observando esse contexto, surgiu o interesse em propor uma nova alternativa para a criação de roupas<em> pet,</em> onde nos propomos a criar e confeccionar peças de roupas caninas através da técnica de <em>Moulage- </em>um método de modelagem utilizado para criar modelos tridimensionais sob a forma do corpo<em>-</em>, possibilitando assim, a confecção de peças exclusivas para cada cão, para cada biótipo de animal, considerando peso, raça e porte, e considerando ainda, a necessidade e a vontade dos proprietários em “humanizar” ainda mais seu bichinho de estimação Renata Rafaela Heidemann, Bárbara Pavei Souza Copyright (c) 2019 Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7275 ter, 31 dez 2019 00:00:00 +0000 O culto ao corpo e a publicidade de moda na década de 1980 https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7282 <p>O presente estudo buscou analisar peças publicitárias veiculadas em publicações femininas na década de 1980, diante das novas relações estabelecidas entre o corpo, a difusão das academias de ginástica, as transformações na silhueta feminina e sua influência na moda. Metodologicamente, constitui-se de um trabalho documental, na perspectiva qualitativa, no qual foram analisadas publicidades de moda presentes na revista <em>Desfile</em> da década de 1980. Os resultados evidenciaram o incentivo de práticas esportivas em atendimento a lógica da corpolatria, ideal presente na década de 1980. Notou-se a perpetuação do visual esportivo em cenários descolados de suas práticas, sem o apagamento das marcas de feminilidade. Também foram percebidas diferenças entre as publicidades de marcas globais e locais, no que tange a existência de uma narrativa, bem como no acionamento de valores sociais característicos daquele período.</p> Débora Pires Teixeira, Karolina Cabral Kosa Copyright (c) 2019 Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7282 ter, 31 dez 2019 00:00:00 +0000 Notas sobre a indumentária brasileira na primeira metade do século XIX https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7286 <p>Este artigo discute a representação da indumentária brasileira do início do século XIX, a partir dos registros pictóricos e textuais de artistas viajantes, dos relatos dos viajantes estrangeiros e dos estudos realizados já no século XX por historiadores e cronistas. Foram elencados tipos diversos de fontes de modo a realizar o cruzamento dos dados, ainda que não haja a pretensão de problematizar essas fontes neste trabalho. Pretendeu-se, ainda, entender de que maneira o contexto histórico e o olhar dos estrangeiros influenciaram na representação desses trajes. O presente trabalho busca colaborar com novas pesquisas sobre a maneira como a indumentária das primeiras décadas do Brasil oitocentista foi representada.</p> Elton Edvik Copyright (c) 2019 Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7286 ter, 31 dez 2019 00:00:00 +0000 O simulacro da performance esportiva nas páginas do Instagram: o tênis como um objeto-valor. https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7287 <p>O presente artigo visa contribuir para alargar a compreensão dos fenômenos das mídias digitais e sua influência no comportamento dos indivíduos, especialmente no que diz respeito a aquisição e uso de calçados e vestuário. Neste estudo nos interessou estudar as performances esportivas de que se valem grandes marcas para veicular valores e tornaram-se desejadas e consumidas. Especificamente nos debruçamos sobre o lançamento do tênis Joyride fabricado pela empresa Nike, detentora de grande parte do mercado mundial de calçados esportivos, roupas e acessórios, a fim de verificar as estratégias enunciativas utilizadas pelo destinador-Nike, em sua página no instagram voltada para a prática de corrida, em que se criam simulacros de intimidade e se constroem, semioticamente, objetos-valor. Também foi objetivo de nosso estudar quais valores modais foram investidos no objeto a fim de consolidar o fazer persuasivo sobre o destinatário-atleta. Para isso utilizaremos o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva e seus desdobramentos na Semiótica Plástica como ferramentas de análise das postagens sobre o tênis Nike Joyride no instagram a fim de tentar responder as questões levantadas na pesquisa.</p> Cláudia Regina Garcia Vicentini, Suzana Helena Avelar, Regina Aparecida Sanches, Maria do Carmo Paulino Santos Copyright (c) 2019 Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/7287 ter, 31 dez 2019 00:00:00 +0000 Estudo de caso sobre o consumo de vestuário por jovens universitárias https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/6601 <p class="PDnormal"><span>A necessidade de consumo de um produto, em questão a roupa, faz parte de um sistema conjunto de eficácia técnica, modismo, do pertencer a uma classe social, de códigos de gênero e de valorização de novas e atuais aparências. Sabe-se, porém, que o consumo por vezes não satisfaz as necessidades e desejos por completo. O uso, mesmo que ‘obrigatoriamente’, corresponde a inexistência do ideal de um produto no mercado. O presente estudo </span><span>levanta possíveis dificuldades de compra, a frequência de uso de diferentes aviamentos e características técnicas e culturais que se espera de uma roupa. <span>Com objetivo de avaliar quais os anseios para o consumo de vestuários e em específico consumo de aviamentos. Busca entender qual é a relação do vestuário na percepção de compra e uso por mulheres universitárias a partir do levantamento com um grupo controle. Justifica-se pela falta de estudos que correlacionam o consumo do vestuário em diversos fatores que implicam a percepção de uma pessoa com estes produtos. </span></span></p> Leticia Nardoni Marteli, Luis Carlos Paschoarelli, Paula da Cruz Landim Copyright (c) 2019 Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda https://revista.fumec.br/index.php/achiote/article/view/6601 ter, 31 dez 2019 00:00:00 +0000