https://revista.fumec.br/index.php/air-science/issue/feed Air Science 2014-12-03T14:47:52+00:00 Aloísio Santos aloisios@fumec.br Open Journal Systems Revista aeronáutica de publicação científica e técnica. https://revista.fumec.br/index.php/air-science/article/view/2635 A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA INSTRUÇÃO AÉREA 2014-12-03T14:47:50+00:00 WILSON DOS SANTOS GUERRA wilsong.1@hotmail.com <p>Considerando o atual setor aéreo do Brasil e o grande número de cursos para a formação de<br />aeronautas, destaca-se a importância do papel do Instrutor de Voo (INV) na preparação do<br />principal recurso humano da atividade. Sabe-se que o instrutor participa na formação e<br />capacitação de todo o grupo de comandantes e primeiro-oficiais que operam na aviação civil.<br />Neste sentido, é relevante o conhecimento dos atributos necessários ao mesmo, bem como o<br />reconhecimento de seu papel como docente, para que de posse de tais informações, seja<br />possível identificar o comprometimento da aprendizagem dos discentes, e em conjunto com as<br />técnicas e ferramentas adjutoras, promover um ensino de qualidade, fazendo jus à sua figura,<br />como elemento fundamental à arte de lecionar.</p> 2014-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revista.fumec.br/index.php/air-science/article/view/2636 ACIDENTE DO VOO BE-548, UMA ANÁLISE DAS FALHAS SOB OS ASPECTOS DO CRM 2014-12-03T14:47:51+00:00 CLÁUDIO HENRIQUE LYSARDO TEIXEIRA claudiolteixeira@gmail.com <p>Este presente artigo faz uma análise do acidente com o voo BE-548, ocorrido em junho<br />de 1973, em Londres, com base na filosofia do CRM – Crew Resource Management.<br />Como uma das mais modernas filosofias de segurança de voo, o CRM está no foco<br />da aviação contemporânea e sua aplicação a estudos de caso possibilita o<br />entendimento de situações de risco ligadas ao fator humano e sua consequente<br />correção em situações futuras. Pretende-se esclarecer, desse modo, as falhas<br />comportamentais como principais causadoras do sinistro com o referido voo.<br />Baseando-se na literatura de CRM focada na identificação de fatores externos e<br />internos como influenciadores do comportamento e desempenho de uma tripulação,<br />o presente artigo traçará paralelos entre estes fatores e seus resultados na ação da<br />tripulação que resultou na tragédia. Ao longo do trabalho pode-se verificar a efetiva<br />inter-relação entre a não adoção de parâmetros de CRM – não existentes à época –<br />e a sequência de falhas que levou a emergência e consequente queda da aeronave.</p> 2014-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revista.fumec.br/index.php/air-science/article/view/2637 AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE, PASSADO, PRESENTE E FUTURO 2014-12-03T14:47:51+00:00 LUCAS DE PAIVA VIEIRA lucas_depaiva@hotmail.com <p>O Estudo refere-se à avaliação do principal aeroporto do estado de Minas Gerais, Aeroporto<br />Internacional de Belo Horizonte, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte nos municípios<br />de Confins e Lagoa Santa. Tem como objetivos: apresentar resumidamente a história do aeroporto;<br />contexto em que foi criado; com quais objetivos; comparar os serviços prestados no aeroporto em 2011<br />aos mesmos serviços prestados no ano de 2014; mostrar se houve evolução de tempo gasto nas<br />principais etapas de um voo, do embarque ao desembarque; relatar se a população vê melhorias na<br />infraestrutura do aeroporto administrado pela INFRAERO ( Empresa Brasileira de Infraestrutura<br />Aeroportuária) em comparação ao recente aeroporto privatizado e administrado pela BH Airport e<br />buscar ainda mais otimizações.</p> 2014-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revista.fumec.br/index.php/air-science/article/view/2638 CONDIDERAÇÃO DOS FATORES HUMANOS NA ELABORAÇÃO E USO DO CHECKLIST 2014-12-03T14:47:52+00:00 MARIANA SOUZA DE ALMEIDA mariana00almeida@gmail.com <p>O checklist é uma importante barreira contra acidentes e incidentes aeronáuticos. Além de<br />padronizar procedimentos dentro da cabine ele diminui a possibilidade do erro humano.<br />Sendo ele uma interface entre o homem e a máquina, ele deve ser elaborado e usado de<br />forma eficiente considerando que o homem é passivel de erros. Este artigo aborda os<br />principais erros do homem, as condições que aumentam a possibilidade do erro e as<br />adaptações necessárias do checklist e seu do uso para maximizar a segurança das<br />operações.</p> 2014-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revista.fumec.br/index.php/air-science/article/view/2639 CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AERONÁUTICA 2014-12-03T14:47:52+00:00 M. SÍLVIA SANTOS FIUZA silviasantosfiuza@yahoo.com.br <p>Este artigo relaciona pesquisa científica e formação profissional, objetivando-se<br />levantar reflexões sobre a importância do exercício da investigação científica na<br />formação do graduando em Ciências Aeronáuticas, trazendo, para isso, a base da<br />literatura relacionada à Metodologia da pesquisa e à Consciência Situacional (CS).</p> 2014-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c)