https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/issue/feed Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces 2025-11-21T10:38:55+00:00 Profa. Dra. Amanda Damasceno de Souza amanda.dsouza@fumec.br Open Journal Systems <p>A “<strong>Código 31</strong>: revista de informação, comunicação e interfaces” será publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. O periódico possui um perfil interdisciplinar, incentivando a divulgação de produções acadêmicas e científicas relacionados às áreas de Comunicação e Informação, Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Biblioteconomia, Arquivologia, Governança da informação, Ciência da Computação, Inteligência Competitiva, Política Informacional, Ontologias Biomédicas e Ontologia Aplicada.</p> <p>A revista <em>Código 31</em> é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.O escopo da revista envolve a criação de um espaço para debates analíticos, críticos e reflexivos sobre temas contemporâneos como <strong>gestão do conhecimento</strong>, <strong>comunicação</strong>, <strong>informação</strong>, <strong>gestão tecnológica</strong>, <strong>transformação digital</strong>, <strong>inovação</strong>, <strong>economia criativa</strong>, <strong>política informacional</strong>, <strong>Estado informacional</strong>, <strong>pedagogia de ensino digital</strong>, <strong>ciência de dados</strong>, <strong>inteligência artificial</strong>, e outras temáticas relacionadas ao uso do conhecimento e dos sistemas de informação na sociedade.</p> <p>Com circulação iniciada no segundo semestre de 2022, a <em>Código 31</em> se dedica à publicação de produções científicas inéditas de professores, graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e a comunidade científica em geral, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas abordadas.</p> https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10567 ALÉM DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2025-08-16T15:51:06+00:00 Gisele da Silva Rodrigues giselesilvarodrigues@gmail.com <p>Este artigo apresenta um relato de experiência profissional que descreve e analisa a atuação de uma bibliotecária em ambientes acadêmicos e clínicos da área da saúde, com ênfase na contribuição do doutorado em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia para a prática bibliotecária. A autora compartilha sua trajetória de 25 anos, marcada pela transição da Biblioteconomia tradicional para uma atuação interdisciplinar em contextos médicos. A fundamentação teórica aborda as competências em informação, a interdisciplinaridade, a formação especializada e os impactos da formação em saúde na atuação do bibliotecário. O estudo destaca como a inserção em programas de pós-graduação fora da Ciência da Informação potencializa a contribuição do bibliotecário para a produção científica, o ensino e a prática clínica. Conclui-se que a formação avançada em saúde amplia o escopo de atuação do bibliotecário, legitima sua presença em equipes multiprofissionais e fortalece seu papel como agente de mediação do conhecimento científico em contextos complexos e inovadores.</p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10624 CURADORIA DIGITAL APLICADA À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE 2025-08-16T15:51:19+00:00 Leonardo Adriano Ragacini lragacini@usp.br Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos cibeleac@usp.br <p class="TextoPuro"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">A curadoria e a gestão da informação científica tornaram-se dimensões estratégicas em ambientes de saúde, diante do crescimento exponencial da produção de dados e da necessidade de garantir qualidade, acesso e preservação do conhecimento validado. Este artigo analisa a metodologia LILACS, desenvolvida pela BIREME, como um modelo robusto de curadoria digital aplicado à gestão da informação em saúde na América Latina e no Caribe. Fundamentando-se nos princípios do DCC <em>Curation Lifecycle Model</em> (DCC CLM), o estudo revela como a LILACS operacionaliza ações essenciais de curadoria, desde a seleção documental até o acesso e reutilização, por meio de uma estrutura cooperativa, descentralizada e adaptada às especificidades regionais. A análise documental evidencia a maturidade da infraestrutura informacional coordenada pela BIREME, destacando seu impacto na promoção da ciência aberta e na integração da produção científica regional aos sistemas globais de informação.</span></p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10629 DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE PESSOAL NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO 2025-08-22T12:55:58+00:00 Izabel Antonina de Araújo antoninaizabel@gmail.com Wellington Marçal de Carvalho marcalwellington@yahoo.com.br Leonor Gonçalves leonorg@ufmg.br <p class="ResumoTCC">Este artigo apresenta a metodologia adotada para o dimensionamento do quadro de pessoal do Sistema de Bibliotecas da UFMG, fundamental para atender às novas demandas e desafios decorrentes da transformação digital e da diversificação dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica. O estudo aborda a gestão de recursos humanos na administração pública, considerando tendências e desafios contemporâneos. A pesquisa baseia-se na análise de dados referentes aos cargos e à estrutura organizacional das bibliotecas, com o objetivo de ajustar o quadro de pessoal ao perfil de cada unidade e às necessidades institucionais. Dessa forma, busca-se garantir uma equipe qualificada e alinhada aos objetivos estratégicos da universidade. São apresentados os critérios e variáveis utilizados para o cálculo do quantitativo de bibliotecários e da equipe administrativa, visando uma distribuição eficiente dos profissionais. Os resultados indicam que o planejamento estratégico da força de trabalho contribui para uma alocação mais eficaz dos recursos humanos, evidenciando a necessidade de ajustes na distribuição dos profissionais para melhor atender às especificidades de cada biblioteca. Conclui-se que essa abordagem não apenas assegura a qualidade dos serviços prestados, mas também otimiza a gestão do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Além disso, o estudo pretende servir como referência para outros setores da universidade e da administração pública no aprimoramento da gestão de pessoas.</p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/42-51 ANÁLISE COMPARATIVA NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA COLEÇÃO MEDLINE VIA EBSCOHOST, EMBASE, OVID, PORTAL BVS, PUBMED E WEB OF SCIENCE 2025-08-16T15:50:55+00:00 Antonio Carlos Picalho tonipicalho@gmail.com Adriana Stefani Cativelli adrianacativelli@gmail.com Débora Maria Russiano Pereira deborarussiano@gmail.com <p>Este estudo teve como objetivo identificar diferenças quantitativas na recuperação da informação da coleção MEDLINE quando acessada por diferentes bases de dados: BVS, Embase, EBSCOhost, Ovid, PubMed e Web of Science. Utilizaram-se duas estratégias de busca selecionadas aleatoriamente do Repositório da BVS e adaptadas para execução nos campos de título, título/resumo e todos os campos, nas referidas bases. As expressões abordaram temas distintos: risco de transmissão da hanseníase por contato com tatus e tratamentos para fibromialgia. Os resultados revelaram variações consideráveis no número de documentos recuperados entre as plataformas, mesmo tratando-se da mesma coleção (MEDLINE) e com estratégias idênticas. Observou-se, por exemplo, maior recuperação na Embase, Ovid e EBSCOhost, e equivalência entre PubMed e Portal BVS. A discussão aponta que essas variações decorrem de diferenças nos Sistemas de Recuperação da Informação (SRIs), tais como vocabulários controlados, indexação, tratamento de campos e sintaxe de busca. Tais inconsistências podem impactar negativamente a reprodutibilidade de revisões sistemáticas e a qualidade da síntese de evidências. Conclui-se que compreender o funcionamento técnico de cada SRI e adaptar as estratégias de busca conforme suas especificidades é fundamental para garantir transparência e exaustividade nas revisões. Recomenda-se o uso combinado de plataformas e o aperfeiçoamento contínuo por parte de bibliotecários e pesquisadores quanto às práticas de busca, considerando ainda as limitações do presente estudo quanto ao escopo temático e à generalização dos achados.</p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10649 A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DA SAÚDE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2025-08-16T15:50:28+00:00 Rene Faustino Gabriel Junior rene.gabriel@ufrgs.br Rosa Helena Cunha Vidal rosadeflor@hotmail.com <p class="ResumoTCC"><span lang="PT-BR">O estudo analisa a inserção da temática da saúde na produção científica da Ciência da Informação, com base nas comunicações publicadas nos anais do ENANCIB, disponíveis no repositório BENANCIB, entre 1994 e 2024. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, descritiva e com base teórica, que combina métodos bibliométricos e análise qualitativa de conteúdo. Foram identificados 421 trabalhos relacionados à interface entre saúde e informação, permitindo mapear a evolução temporal, autores e instituições mais produtivos, Grupos de Trabalho (GTs) com maior concentração temática e os descritores mais recorrentes. Utilizou-se o ChatGPT 4.1o como ferramenta de apoio à análise, com validação humana. Os resultados apontam crescimento expressivo da produção científica sobre saúde, especialmente após a criação do GT-11 (Informação &amp; Saúde), em 2011. A aplicação da Lei de Lotka confirmou a predominância de autores com apenas uma publicação. A análise temática revelou quatro eixos de pesquisa articulando fundamentos da Ciência da Informação com práticas informacionais em saúde, gestão de dados e formação profissional. Conclui-se que a interface entre informação e saúde é uma linha consolidada, interdisciplinar e socialmente relevante.</span></p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10650 A PESQUISA, A ÉTICA E O ACESSO AOS DADOS CIENTÍFICOS 2025-08-16T15:50:44+00:00 Roberta Kelly Amorim de França robertafranca.ci@usp.br <p><span style="font-weight: 400;">Os debates sobre Ciência Aberta refletem interesses sociais que incentivam legislações para garantir maior transparência, participação, acessibilidade e segurança dos dados pessoais. O presente trabalho teve como objetivo investigar em que medida a Lei nº 14.874/2024, que institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, dialoga com os princípios da Ciência Aberta, respondendo ou apresentando diretrizes para os desafios do acesso aberto aos dados científicos, além de analisar a redação da Lei sob a perspectiva da Linguagem Simples. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os principais resultados indicam que a Lei nº 14.874/2024 estabelece diretrizes importantes para promover o acesso aos dados de pesquisa e pode impactar a comunicação científica frente às demandas da Ciência Aberta no Brasil. Contudo, a Lei se mostra tímida ao não orientar os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) a capacitarem pesquisadores para atender às diretrizes da Ciência Aberta. A ausência da expressão “Ciência Aberta” no texto evidencia a falta de compromisso com o tema. O processo de construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é uma oportunidade para educar participantes sobre os princípios da Ciência Aberta e a importância do compartilhamento de dados, aumentando o engajamento e promovendo uma cultura de transparência. O profissional bibliotecário, especialmente de instituições de saúde, pode atuar na formação de pesquisadores para elaborar o TCLE, suprindo lacunas da legislação e promovendo boas práticas e ética nas pesquisas com seres humanos.</span></p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10701 ANÁLISE DE PRÁTICAS BIBLIOTERAPÊUTICAS E SUAS APLICAÇÕES 2025-09-26T20:06:23+00:00 Fernanda Farinelli fernanda.farinelli@unb.br Rafael Riberio Neiva de Sousa rafaelribeironeivaa@gmail.com <p class="ResumoTCC"><strong>Contexto:</strong> A biblioterapia tem se consolidado como prática terapêutica aplicada em diferentes cenários, promovendo bem-estar emocional e saúde mental por meio da leitura, mediação e atividades criativas. Apesar de seu potencial, a produção científica ainda carece de maior sistematização e análise comparativa. <strong>Objetivo:</strong> Identificar e analisar as práticas de biblioterapia descritas na literatura da Ciência da Informação, destacando contextos de aplicação, públicos atendidos, benefícios relatados e a atuação do bibliotecário como mediador. <strong>Método:</strong> Trata-se de uma revisão sistemática da literatura conduzida segundo as diretrizes do PRISMA 2020. A busca foi realizada no Portal OasisBR, em julho de 2024, e resultou em 77 documentos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove estudos publicados entre 2019 e 2023 compuseram o corpus final. <strong>Resultados:</strong> As práticas mais recorrentes foram leitura mediada e contação de histórias, aplicadas em hospitais, CAPS, escolas, bibliotecas e contextos familiares. Essas intervenções demonstraram benefícios como redução da ansiedade, fortalecimento da autoestima, promoção do autoconhecimento e incentivo ao hábito de leitura. A escrita expressiva, embora menos frequente, mostrou eficácia em contextos introspectivos. Destacou-se ainda a relevância do mediador, com potencial para o bibliotecário assumir papel central na condução das práticas. <strong>Considerações finais:</strong> Conclui-se que a biblioterapia é uma prática interdisciplinar, versátil e de baixo custo, que articula literatura, psicologia, educação e ciência da informação. Apesar dos resultados promissores, permanecem lacunas metodológicas e a necessidade de ampliar a participação dos bibliotecários e explorar recursos digitais em futuras intervenções.</p> 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/10815 Editorial 2025-11-14T15:43:26+00:00 Gesner Francisco Xavier Júnior gesner.pesquisa@gmail.com 2025-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces