Onde os Projetos Falham?
Palavras-chave:
Gestão de Projetos, PMO, Planejamento EstratégicoResumo
Diversos profissionais relatam dificuldades em coordenar adequadamente projetos sob sua responsabilidade. Muitos fatores que influenciam na Gestão de Projetos são causadores dessas dificuldades: falta de maturidade da organização para o tema, mudanças na orientação estratégica da empresa durante a implantação do projeto, não estabelecimento de metas adequadas, dificuldades na implantação de um Escritório de Gestão de Projetos (PMO – Project Management Office), falhas na condução da equipe de projeto e falta de motivação, são alguns exemplos. O presente artigo pretende apresentar alguns desses problemas, verificar o que recomenda a literatura técnica sobre o assunto e relatar a situação da maioria das organizações brasileiras sobre cada tópico.
Palavras-chave:
Referências
HAMEL, Gary e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã – 18ª Ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 1995.
KERSNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas – 2ª Ed. Porto Alegre. Bookman, 2006.
NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo resultados – 1ª Ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2005.
PMI, Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK) – 4ª Ed. São Paulo. Saraiva, 2012.
PRADO, Darci dos Santos. Planejamento e controle de projetos – 3ª Ed. Belo Horizonte. Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – 7ª Ed. Rio de Janeiro. Brasport, 2009.