https://revista.fumec.br/index.php/facesp/issue/feed Revista de Administração FACES Journal 2025-11-12T17:36:30+00:00 Frederico Leocádio Ferreira fredericoleocadio@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista de Administração FACES Journal é uma publicação da Universidade FUMEC/FACE, que busca atender a amplo leque de conhecimentos, perspectivas e questões em Administração. O público-alvo é composto por estrato relevante da comunidade empresarial – administradores, executivos, consultores e executivos de alta e média gerência, assim como por acadêmicos – professores, pesquisadores e estudantes de Administração e áreas afins.</p> https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10401 SONHO OU RACIONALIDADE? 2025-09-17T23:11:25+00:00 Abidias José de Sousa Junior junior2000esvv@hotmail.com Breno Giovanni Adaid Castro brenoadaid@gmail.com Thiago Gomes do Nascimento nascimento.g.thiago@gmail.com <p>Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de julgamento e atribuição de significado na escolha de serviços bancários entre homens e mulheres, examinando se essa escolha é predominantemente sentimental ou racional. O universo da pesquisa compreende investidores do Distrito Federal. Assim a pesquisa é caracterizada como descritiva em sua natureza e, para compreender o fenômeno em estudo, empregou-se o método quantitativo incorporando a análise multivariada de dados. O instrumento de pesquisa utilizado foi a escala de Julgamento e Significado, testada, validada e adaptada para julgamento de serviços. A escala prevê quatro fatores: julgamento afetivo, julgamento passo a passo, atribuição de significado simbólica e atribuição de significado utilitária. Observou-se que ocorreu predominância de julgamento passo a passo e significado utilitário, no entanto, as mulheres se destacam por apresentarem vocação por decisões que consideram a afetividade e a utilidade do produto como um todo. Portanto, as decisões do investidor financeiro são baseadas em atributos objetivos, tangíveis, em escolhas racionais, com clareza conceitual efetiva e utilizando da lógica.</p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10426 EVIDENCES OF A MENTAL HEALTH CRISIS IN BRAZILIAN POSTGRADUATE PROGRAMS 2025-09-10T15:31:32+00:00 Igor Lopes Cordeiro igorcordeiro85@gmail.com Francisco Vicente Sales Melo vicentemelo@ufc.br Halana Adelino Brandão halanabrandao@gmail.com Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros anabarros@ufc.br Daniel Barboza Guimarães danielbg@ufc.br <p>O tema saúde mental na pós-graduação <em>stricto sensu</em> tem chamado atenção e despertado o interesse entre pesquisadores. Apesar de estudos revelarem que a saúde mental do estudante pode ser afetada por práticas comuns em alguns programas, este artigo tenta avançar na discussão objetivando identificar a prevalência de estresse, depressão e ansiedade entre estudantes e egressos de programas de pós-graduação brasileiros e suas associações com características sociodemográficas, comportamentais e de relacionamento interpessoal. No intuito de colmatar lacunas na compreensão desse tema, o instrumento clínico DASS21 foi aplicado por meio de um <em>survey</em> virtual numa amostra de 332 mestrandos e doutorandos brasileiros. Os resultados indicaram que 25,6% desses discentes têm algum grau de estresse, 30,8% de depressão e 43,4% de ansiedade, sendo essa prevalência comum tanto em homens quanto mulheres. Relacionamento com os orientadores, processo de qualificação, incertezas financeiras e demandas geradas pelas disciplinas são aspectos que impactam nas condições emocionais. Este estudo contribui ao revelar que tanto discentes que não apresentam nenhum tipo de transtorno mental quanto os que apresentam - antes de ingressar na pós-graduação - podem sofrer com distúrbios ao vivenciarem experiências negativas durante o curso, a ponto de gerar uma crise de saúde mental no meio acadêmico.</p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10475 UNIVERSIDADES CORPORATIVAS 2025-04-03T20:45:57+00:00 Geisa Nara Dias Gimenes ge_gimenes@hotmail.com Henrique Cordeiro Martins henrique.c.martins@ufv.br Thiago Soares Nunes adm.thiagosn@gmail.com <p class="Unipampa-PargrafodoResumo" style="line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">A competividade das empresas depende da sua capacidade em reformular as estratégias, adaptando-se à nova realidade a partir da incorporação de novas competências e promovendo as inovações necessárias à sua sobrevivência no mercado. A resposta estratégica envolve a organização como todo e as pessoas passam a desempenhar um papel primordial nesse processo de mudança e adaptação. O aprimoramento técnico e comportamental dos funcionários passa a ser uma grande preocupação das empresas que, por meio das universidades corporativas, buscam minimizar a escassez de profissionais qualificados, bem como suprir as lacunas existentes nas instituições de ensino tradicionais. Este artigo tem como objetivo compreender, como o fenômeno de crescimento das universidades corporativas geram reflexos em um eventual processo de reformulação na atuação das instituições de ensino superior tradicionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um estudo bibliográfico e análise de conteúdo clássica. Os resultados apontam para a compreensão dos diferentes papeis exercidos, sinalizando que as universidades corporativas não desempenham papel determinante na reformulação das instituições de ensino superior, tampouco possuem capacidade de substitui-las. Todavia, elas oportunizam uma reflexão e sinalizam eventuais caminhos que podem delinear e contribuir para o processo de reformulação do ensino superior. </span></p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10485 PARA ALÉM DE UMA “DANCINHA” INOCENTE 2025-09-08T16:18:33+00:00 Estela Maria Moraes Quaresma estelaquaresma55@gmail.com Leonardo Victor de Sá Pinheiro leonardopinheiro@hotmail.com <p>Com o crescimento do comércio eletrônico após a pandemia de Covid-19, torna-se cada vez mais relevante observar as redes sociais em evidência e seus impactos no comportamento do consumidor. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a influência do TikTok no comportamento dos consumidores. Para isso, utilizou-se uma abordagem quanti-quali, com caráter exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 160 participantes selecionados aleatoriamente. Os dados quantitativos foram analisados com o <em>software Statistical Package for the Social Sciences</em> (SPSS), versão 20.0, enquanto os dados qualitativos foram tratados pela análise de conteúdo temática de Bardin, utilizando o software MAXQDA. Os resultados apontaram que a geração Z é mais inclinada a aderir ao TikTok, destacando-se fatores como vídeos, conteúdos diversificados e algoritmos. Este estudo é relevante por permitir a observação das opiniões dos usuários do TikTok e, a partir disso, a criação de estratégias de marketing mais personalizadas para essa plataforma digital.</p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10665 FINANCIAMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL 2025-09-10T12:25:30+00:00 Carlos Roberto Souza Carmo carlosjj2004@hotmail.com Lucimar Antônio Cabral de Avila lcavila@ufu.br <p>Esta investigação científica teve por objetivo avaliar como a dinâmica da atividade econômico-empresarial municipal e seus elementos essenciais se correlacionam com as receitas tributárias decorrentes da arrecadação de impostos sobre o patrimônio. Para tanto, foram identificadas as variações ocorridas entre os valores observados do ano de 2021 para 2022 referentes às receitas tributárias decorrentes da arrecadação de impostos sobre o patrimônio, que é o objeto deste estudo, e &nbsp;suas possíveis variáveis correlacionadas e representativas da dinâmica econômico-empresarial municipal, ou seja: variações na quantidade de unidades empresariais atuando localmente; variações na quantidade total de pessoas ocupadas vinculadas a essas empresas; e, as variações na remuneração total paga àquelas pessoas ocupadas também vinculadas a tais empresas. A partir de testes estatísticos não-paramétricos aplicados aos dados daquelas variações, desdobradas de acordo com os 21 tipos/grupos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), para cada município de cada um dos 853 estado de Minas Gerais, foi possível identificar e compreender como correlações entre o comportamento dos fatores representativos da dinâmica econômico-empresarial local e as variações na arrecadação proveniente de receitas tributárias em nível municipal podem fornecer subsídios à busca por alternativas para a ampliação da arrecadação de recursos próprios de maneira sustentável.</p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10814 Editorial 2025-11-12T17:32:43+00:00 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal https://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/10675 MATEMAGICAMENTE 2025-08-26T21:45:31+00:00 Layse Costa Amorim layse001amorim@gmail.com Elda Regina de Sena Caridade elda.sena@ceuma.br Cristiana Fernandes de Muylder cristiana.muylder@fumec.br <p class="Unipampa-PargrafodoResumo" style="line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este estudo centrou-se no desenvolvimento e avaliação do jogo "Matemagicamente" como uma ferramenta educativa para alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal, localizada em Icatu/MA. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica e um estudo de caso com pesquisa de campo. A pesquisa em questão tem abordagem quali-quantitativa, utilizando de questionários diagnósticos para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em matemática, enquanto os feedbacks foram obtidos por meio de um questionário de satisfação após a utilização do jogo. O jogo foi implementado utilizando HTML, CSS e JavaScript, proporcionando uma plataforma interativa online. Os resultados evidenciaram que os alunos se mostraram engajados e motivados ao interagir com o jogo, enfrentando desafios relacionados às 4 operações matemáticas. Durante a validação, os alunos avançaram por cenários com diferentes níveis de dificuldade, entre si para superar desafios. Essa dinâmica colaborativa não apenas fortaleceu o aprendizado, mas ressaltou a eficácia do "Matemagicamente" como uma ferramenta pedagógica complementar no ensino das quatro operações matemáticas, destacando seu potencial para estimular o interesse e o aprendizado desses conceitos de forma envolvente e interativa.</span></p> 2025-11-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal