Paidéia https://revista.fumec.br/index.php/paideia <p>A revista Paidéia é uma publicação do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, de periodicidade semestral, que se propõe a ser veículo de divulgação de artigos, relatos de experiências, ensaios e resenhas na área da Educação, a fim de incentivar e qualificar a produção acadêmica e a reflexão sobre o fenômeno educativo. A revista surgiu da necessidade de se pensar este fenômeno de forma interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes de Pedagogia, das Licenciaturas e de pós-graduação em Educação e dos diversos profissionais que atuam nesse campo. Dirige-se, portanto, ao público de professores, pesquisadores e estudantes das áreas de Educação e Ciências afins, e pretende ser um canal de divulgação e diálogo interdisciplinar com as contribuições de pesquisas e debates que tratem de questões da Educação. A revista visa, em especial, instigar e facilitar o intercâmbio nacional e internacional nesta área, e propõe-se, nesse sentido, a oferecer um panorama abrangente, qualificado e acessível sobre questões centrais à Educação, servindo à formação e reflexão tanto de pesquisadores quanto de professores de todos os níveis de ensino, coordenadores pedagógicos, diretores e estudantes universitários da área da Educação e Ciências afins.</p> pt-BR <p>Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.</p><p> </p> paideia@fumec.br (Profa. Maysa Gomes) paideia@fumec.br (Profa. Maysa Gomes) qui, 17 ago 2023 14:05:12 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9712 Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9712 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000 DIÁLOGO AFETIVO ENTRE AS CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DO ESPECTRO AUTISTA E A PROFESSORA DE ARTE https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9709 <p>No presente artigo, discutem-se possíveis impactos que os processos artísticos têm na socialização das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), orientado pelo olhar walloniano, pelas reflexões sobre as crianças e a educação de Debortoli (2008) e Mantoan (2003) e pelas maravilhosas experiências desenvolvidas pelo poeta, filósofo e pedagogo Deligny (2015). Situadas em um modelo educacional tradicional que pretende homogeneizar os processos de construção de conhecimento e apreensão de significados, as crianças diagnosticadas com TEA, dentre outros, ocupam o espaço da não&nbsp; normalidade ou deficiência e, muitas vezes, também o da invisibilidade. Como habitar o mundo daqueles que não as veem? Ou como diria Deligny (2015):<br>“como existir aos olhos daqueles que não nos olham?”. Adotada a metodologia qualitativa e resultado de pesquisa bibliográfica, o artigo apresenta como conclusão provisória que a arte e os processos artísticos aliados ao campo de conhecimento da Psicopedagogia como em Fernández (2001, 2001a) podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das habilidades sociais dessas crianças, uma vez que possibilitam enxergá-las em suas individualidades, entendendo-as como sujeitos criadores e criativos em um espaço de construção de identidade, laços afetivos e sociais que, por sua vez,&nbsp; ambém as constroem.</p> Júlia Félix Azeredo, Aroldo Dias Lacerda Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9709 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000 MONITOR INCLUSIVO E O TRABALHO COM SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9311 <p>Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos monitores inclusivos e as práticas relatadas na literatura científica sobre as atividades desenvolvidas por esses profissionais que podem favorecer o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, este trabalho organiza-se na perspectiva de uma pesquisa exploratória (quanto ao objetivo) bibliográfica (no que se refere às fontes de pesquisa), com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o monitor inclusivo para surdos tem como função atuar junto ao professor da disciplina favorecendo o acesso ao conteúdo. Nas experiências relatadas, o trabalho teve como enfoque o acesso do surdo ao texto escrito, contudo, nesse processo, é necessário que esse monitor desenvolva a Língua Brasileira de Sinais para que a sua atuação deixe de ser dependente da mediação do Tradutor Intérprete de Libras.</p> Adriana Moreira de Souza Corrêa, Egle Silva, Erica Dantas Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9311 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000 O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS-TUTORAS DO CURSO LEITURA E ESCRITA DA EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9710 <p>Este relato de experiência busca identificar, ressignificar e refletir sobre as particularidades do trabalho docente virtual, os saberes necessários às professoras-tutoras de um curso a distância (PRETI, 2011), (BRASILEIRO, 2016) e a relevância dos registros para a formação docente e para a qualificação do trabalho desenvolvido. Destaca-se o portfólio, em sua perspectiva reflexiva, como instrumento pedagógico de formação docente que permite a reflexão na ação e sobre a ação, bem como o planejamento e avaliação das aprendizagens e do ensino (HERNÁNDEZ, 1988), (ALARCÃO, 2010). Nesse artigo, optou-se por realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a temática e pela análise de amostras do trabalho realizado. As questões discutidas possibilitam novos olhares para a ação docente em cursos à distância. Tratou-se de um processo contínuo de formação por meio da própria experiência e da reflexão sobre ela (SCHON, 2000), (TARDIF, LESSARD, LAHAYA, 1991).</p> Mônica Correia Baptista, Alessandra Latalisa de Sá, Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux, Rosalba Rita Lima Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9710 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000 A DIMENSÃO AFETIVA DO ESTUDANTE E A PRÁTICA DOCENTE https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9711 <p>O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção docente acerca da dimensão afetiva do estudante e como ela é empregada na prática docente do ensino médio. Apresenta-se como questão central as seguintes indagações: qual a percepção do professor do Ensino Médio sobre a dimensão afetiva do estudante e sua relação com o processo de ensino aprendizagem? Quais são as práticas pedagógicas utilizadas que consideram a dimensão afetiva integrada ao desenvolvimento cognitivo do estudante? A pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, adotou a metodologia da entrevista semiestruturada com 7 (sete) professores do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal (DF), sendo a análise de conteúdo a técnica empregada para analisar os dados coletados. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os professores reconhecem a importância da afetividade e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, não foi perceptível práticas pedagógicas que desenvolvem a afetividade dos estudantes, associada ao desenvolvimento cognitivo. </p> Lucilia Dias Furtado, Raimundo Pereira Amorim , Renato de Oliveira Brito , Valdoir Pedro Wathier Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9711 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM DIREITO DAS CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9399 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo foi desenvolvido partindo dos dados gerados na dissertação “</span><span style="font-weight: 400;">O atendimento parcial na Educação Infantil em Florianópolis: Implicações no cotidiano das famílias trabalhadoras”</span><span style="font-weight: 400;">. Nele apresenta-se a discussão realizada com base na seguinte problemática, o atendimento em período parcial para as novas crianças da Rede de Ensino de Florianópolis matriculadas na pré-escola. Isso se sucedeu em 2009, após a alteração na Constituição Federal (1988) que colocou a obrigatoriedade de matrícula para as crianças dos quatro aos dezessete anos de idade. E que após a alteração realizada, em 2013 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, normatiza a obrigatoriedade de matrícula para a pré-escola. O problema dessa pesquisa permeia a decisão da Prefeitura em parcializar o atendimento, retirando o poder de escolha das famílias em matricular as crianças por meio período ou período integral. Para ancorar a pesquisa, foi utilizado de autores que estudam o campo da Educação Infantil tendo as políticas públicas para essa área como tema a ser discutido. Foram eles, Rosemberg (2006), Haddad (2006), Didonet (2001), Teles (2015), Sorj e Fontes (2010). No decorrer dos estudos, é possível afirmar que as famílias trabalhadoras, nomeadamente, foram as maiores impactadas com esta decisão. A pesquisa possui abordagem qualitativa, em que nela utilizou-se do questionário como modo para gerar os dados. Nesse artigo é apresentado junto a discussão teórica e legislativa, os dados que a dissertação trouxe, e com todas as informações é discutido a Educação Infantil como um direito das crianças e de suas famílias.</span></p> Camila Alves Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9399 qui, 17 ago 2023 00:00:00 +0000