P&D EM FILIAIS DE EMPRESAS MULTINACIONAIS INSTALADAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i1.501Palavras-chave:
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Internacionalização da P&D. Internacionalização da produção. Empresas multinacionais (EMNs). Subsidiárias brasileiras.Resumo
A internacionalização das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (PD) vem ganhando intensidade nos últimos anos, como mostram os investimentos em países que não os de origem das empresas multinacionais (EMNs). Tendo em vista que o processo de industrialização da economia brasileira é historicamente marcado pela presença de EMNs, o propósito deste artigo é caracterizar o comportamento das subsidiárias brasileiras das EMNs estrangeiras em relação à PD. Para isso, são apresentados os resultados de um survey aplicado no ano de 2006 com filiais de EMNs instaladas no Brasil, o qual permitiu fazer uma caracterização acerca das atividades de PD conduzidas localmente, as suas especificidades e as perspectivas de investimentos futuros. Dentre os resultados desse estudo está a constatação de que, no Brasil, as fases de investimento em manufatura e em PD podem estar ocorrendo quase em simultâneo, dependendo dos setores envolvidos no processo de globalização.Downloads
Publicado
31/03/10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.