https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/issue/feed Revista PRETEXTO 2025-01-08T14:50:35+00:00 Profª. Dr. Luiz Rodrigo Cunha Moura luiz.rodrigo@fumec.br Open Journal Systems <p>A Revista Pretexto é uma iniciativa da Universidade FUMEC/FACE que tem como finalidade publicar e disseminar pesquisas empíricas e ensaios, já finalizados ou em fase de finalização, de modo a disseminar o conhecimento em Administração e áreas afins. Visa, também, criar um debate sobre o tema e gerar maior participação de acadêmicos e gestores em seu desenvolvimento.</p> https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9320 AMBIÇÕES, EXPECTATIVAS E ESTEREÓTIPOS DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS 2024-05-20T04:28:17+00:00 Alessandra Costenaro Maciel alessandra.costenaro@gmail.com Giana de Vargas Mores gimores@gmail.com Yasmin Gomes Casagranda yasmin.casagranda@ufms.br Leila Dal Moro leidalmoro@yahoo.com.br Shalimar Gallon shalimargallon@gmail.com <p>Este estudo objetiva analisar ambições, expectativas e estereótipos de liderança que se relacionam com a presença de mulheres que aspiram a cargos de direção ou neles estão em organizações brasileiras. Adotando uma abordagem quantitativa, foi conduzida uma <em>survey</em> com 293 mulheres para analisar as ambições, expectativas e estereótipos, que acentuam o labirinto da liderança na ascensão da mulher nas organizações brasileiras. As análises levam em consideração os níveis dos cargos das respondentes e a sua percepção em relação às ambições, às expectativas e aos estereótipos de liderança. Os resultados sugerem a incidência dos fenômenos <em>queen bee</em> e ‘teto do vidro’ de acordo com o cargo ocupado. Posicionamentos meritocráticos permeiam as respostas como forma de justificar seu lugar na organização, os quais, no entanto, acabam acentuando a desigualdade de gênero.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9503 CARTEIRAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO IGUALMENTE PONDERADAS PARA INVESTIDORES NÃO SOFISTICADOS 2024-09-11T02:12:53+00:00 Alexandre Teixeira Norberto Batista alexandretnb@yahoo.com.br Leandro Lima Resende leandrolimaresende@gmail.com Juliano Lima Pinheiro jlp@gold.com.br <p>O presente estudo tem por objetivo analisar os resultados proporcionados por estratégias de gestão ativa de compreensão facilitada, baseada em medidas de performance, para carteiras de Fundos Imobiliários (FIIs) negociados na Brasil, Bolsa, Balcão – B3. Tais estratégias consistem na seleção de carteiras de ponderação igualitária, formadas pelos fundos que apresentaram melhor desempenho no período anterior, medido pelo seu retorno acumulado ou pelo alfa de Jensen. Foram formadas 8 carteiras igualmente ponderadas, mas com diferentes critérios de formação. Para a análise, levou-se em consideração os anos de 2012 a 2020, com frequências de revisão anual dos portfólios. Os desempenhos das carteiras foram comparados com alguns <em>benchmarks</em> de mercado de renda variável: IDIV, IBOV e o IFIX. Os resultados revelaram que essas estratégias de gestão ativa podem ser utilizadas por investidores não sofisticados e proporcionar retornos positivos maiores e mais consistentes em momentos de estabilidade e alta do mercado.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9586 EFEITOS DA DESIGNAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS 2024-02-29T03:12:22+00:00 Leandro Alves Soares leandro.soares@educacao.mg.gov.br Juliana de Lucena Ruas Riani juliana.riani@fjp.mg.gov.br <p>O professor tem papel relevante na qualidade da educação. Na rede estadual de Minas Gerais, a principal forma de contratação desses servidores é por vínculo não efetivo, isto é, por meio da designação. Essa forma de contratação pode influenciar os resultados escolares ao permitir que professores não licenciados e com formação inadequada lecionem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a forma de contratação de professores sobre os resultados educacionais na rede estadual de Minas Gerais, por modelos de regressão. Os resultados apontam que, à medida que aumenta o percentual de professores designados em cargos vagos nas escolas, diminui a proficiência média dos seus alunos, e o Ideb, no entanto, aumenta a taxa de aprovação. A designação sempre foi vista como um problema de gestão de recursos humanos e questionada somente pela sua legalidade. Agora, este estudo dá indícios de seu impacto sobre a qualidade educacional.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9800 CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO EX ANTE E EX POST EVIDENCIADAS EM UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO 2024-02-21T05:13:02+00:00 Antônio Vagner Almeida Olavo adm.antoniovagner@hotmail.com Magnus Luiz Emmendoerfer magnus@ufv.br <p>O objetivo deste artigo é identificar as características do comportamento empreendedoras utilizadas na criação de i-Labs, bem como aquelas desenvolvidas em projetos e/ou ações desenvolvidas neste ambiente. Como procedimentos metodológicos adotou-se abordagem qualitativa com roteiro de entrevista semiestruturado, com 14 servidores do laboratório de inovação (011).lab. As características comportamentais empreendedoras evidenciadas como <em>ex ante</em> são aprimoradas a partir de experiências em projetos tornando-se <em>ex post</em>. Além destas foram evidenciadas outras características comportamentais empreendedoras, a saber: a) perspectivas promissoras (proatividade, criatividade, curiosidade, adaptação e confiança criativa); b) desafio em potencial (capacidade de falar sobre os erros); c) interação (empatia) e; d) formulação estratégica (organização, visão sistêmica e a gestão de projetos). Conclui-se que os i-Labs, são espaços que utilizam de características comportamentais empreendedoras existentes oriundas de experiências anteriores dos indivíduos. Assim como, promovem o desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras por meio de ações e projetos.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9805 “SHHHH! NÃO DIGA UMA PALAVRA!” 2024-04-13T03:07:05+00:00 Michel Barboza Malheiros malheirosmb@gmail.com Vanessa Piovesan Rossato vanessapiovesan@yahoo.com.br Méroli Saccardo dos Santos meni.s@hotmail.com Roger da Silva Wegner rswegnerr@gmail.com Taís de Andrade tais0206@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> A partir de uma lacuna identificada na literatura, este estudo busca analisar o estado da arte sobre silêncio no trabalho e identificar os motivos que levam os indivíduos a ficar em silêncio no trabalho, a partir dos itinerários da produção científica internacional. Além disso, esta análise inspirou a proposição de uma agenda com novos desafios de pesquisa.</p> <p><strong>Originalidade/valor:</strong> Esta pesquisa sinaliza um esforço inicial em mapear o campo do silêncio no trabalho a partir dos itinerários de pesquisa e que avança nas investigações de temas emergentes no campo da gestão, principalmente no cenário brasileiro. Ainda, foi possível identificar e sistematizar os motivos que levam os trabalhadores a ficarem em silêncio, o que inspirou a proposta de um modelo conceitual. Os resultados aqui coligidos podem servir como um diagnóstico para gestores compreenderem este fenômeno e seus efeitos nas organizações.</p> <p><strong>Design/metodologia/abordagem:</strong> Este estudo trata de uma revisão sistemática da literatura com abordagem descritiva e qualitativa, realizada na base de dados da Web of Science. Os 57 artigos foram analisados por meio do <em>Software</em> <em>RStudio</em> (<em>biliometrix</em> e <em>biblioshiny</em>) e <em>software VOSviewer</em>.</p> <p><strong>Resultados:</strong> A partir da revisão foi possível realizar um mapeamento dos itinerários da produção científica internacional, destacando o perfil das publicações e análise da estrutura conceitual da temática por meio do acoplamento bibliográfico, sendo possível identificar os motivos dos indivíduos para o silêncio enquadrados em um modelo conceitual. Além disso, também realizou-se a análise de evolução temática e, por fim, uma agenda de pesquisa para estudos futuros foi desenhada.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9828 CATEGORIAS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS 2024-03-29T04:31:24+00:00 Anne Santos anne.karolinne@ufpe.br Bianca Assunção bianca.johanny@ufpe.br Maria Lima mariaizabel.lima@ufpe.br Marianny Silva marianny.brito@ufpe.br Elielson Damascena elielson.damascena@ufpe.br <p><strong>Objetivo: </strong>O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias de gerenciamento de autenticidade expostas em conteúdos de endosso compartilhados por influenciadores digitais de diferentes categorias.</p> <p><strong>Proposta</strong>: A análise buscou identificar os sinais de autenticidade presentes nos endossos a marcas a fim de descobrir qual a estratégia da autenticidade é adotada por cada categoria, possibilitando produzir um modelo conceitual de estratégias de autenticidade.</p> <p><strong>Abordagem Teórica: </strong>Este estudo utilizou-se dos conceitos de categorias de influenciadores digitais e da estrutura dos caminhos do gerenciamento da autenticidade.</p> <p><strong>Provocação: </strong>Influenciadores digitais oferecem alcance e autenticidade, construindo relacionamentos que fortalecem a imagem da marca. Estudos exploram como a autenticidade se relaciona com a comunicação do influenciador e como sua diminuição pode afetar as campanhas de marketing associadas.</p> <p><strong>Métodos</strong>: A pesquisa adotou a abordagem qualitativa de caráter exploratória e descritiva. A construção dos dados foi realizada por meio da coleta de dados secundários, em que postagens de cada influenciador foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo.</p> <p><strong>Resultados</strong>: Identificamos que apenas a categoria microinfluenciador traz um conjunto de características próximo ao caminho de autenticidade absoluta. Nos achados, identificou-se duas características de autenticidade, além das que foram propostas pela literatura, que contribuíram na construção do modelo conceitual.</p> <p><strong>Conclusões</strong>: O modelo conceitual produzido poderá auxiliar profissionais de marketing a avaliar a autenticidade dos influenciadores antes de estabelecer colaborações. Para os influenciadores, as contribuições destacam a importância de avaliar cuidadosamente o conteúdo que compartilham, garantindo que ele reflita com autenticidade os aspectos fundamentais do seu <em>lifestyle</em>.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9837 SENTIMENTO DOS INVESTIDORES 2024-05-21T16:41:06+00:00 Daysi Leal de Santana daysi.leals@hotmail.com Pierre Ohayon pohayon@facc.ufrj.br Rodrigo de Oliveira Leite rodrigo.oliveira@coppead.ufrj.br <p>Objetivo: A análise do sentimento do investidor tem recebido atenção em pesquisas financeiras. Assim, objetiva-se apresentar neste ensaio as principais contribuições e motivações para o surgimento das discussões quanto ao sentimento do investidor, o campo de estudo e as teorias que proporcionaram o avanço das discussões nesta temática.</p> <p>Proposta: Apresentar quais discussões teóricas contribuíram para que o sentimento do investidor passasse a receber atenção em pesquisas financeiras.</p> <p>Abordagem teórica: As bases teóricas referem-se à: Teoria dos prospectos, Teoria do limite à arbitragem, Teoria da mente, Modelo ABC e Modelo de sistema dual de preferência.</p> <p>Provocação: Propõe-se o diálogo com discentes e docentes interessando em Finanças e Mercados de capitais, para desenvolvimento de estudos envolvendo vieses comportamentais na tomada de decisão financeira.</p> <p>Métodos: Este ensaio teórico sintetiza as discussões anteriores acerca dos vieses comportamentais, conferindo ênfase às literaturas que contribuíram para discussões acerca do sentimento do investidor, perpassando por Finanças Clássicas/Tradicionais, Finança Comportamental e Neurofinanças.</p> <p>Resultados: A partir de críticas quanto a racionalidade ilimitada dos agentes, pressuposto das Teorias Clássicas Financeiras, os vieses comportamentais passaram a receber atenção. A fim de explicar ou compreender esses vieses comportamentais dos investidores na tomada de decisão financeira, foram adicionados <em>insights</em> da psicologia e da neurociência.</p> <p>Conclusões: Ante o crescimento de pesquisas sobre comportamento e/ou sentimento do investidor, este ensaio fornece propostas/questionamentos para pesquisas futuras e a reflexão sobre a aplicação e análise de dados, principalmente no recente campo da Neurofinanças, permitindo compreender o funcionamento cerebral nas tomadas de decisões financeiras.</p> 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/10346 Editorial 2025-01-08T14:47:12+00:00 2025-01-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO