https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/issue/feedRevista PRETEXTO2025-03-10T14:43:55+00:00Profª. Dr. Luiz Rodrigo Cunha Mouraluiz.rodrigo@fumec.brOpen Journal Systems<p>A Revista Pretexto é uma iniciativa da Universidade FUMEC/FACE que tem como finalidade publicar e disseminar pesquisas empíricas e ensaios, já finalizados ou em fase de finalização, de modo a disseminar o conhecimento em Administração e áreas afins. Visa, também, criar um debate sobre o tema e gerar maior participação de acadêmicos e gestores em seu desenvolvimento.</p>https://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9845COMPETÊNCIAS MAIS VALORIZADAS POR UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE2024-05-21T04:31:48+00:00Luis Felipe Alencar Guimarãesluis-alencarfelipe@outlook.comAndré Luiz Mendes Athaydeandreluizathayde@outlook.com<p><strong>Objetivo</strong>: Descrever as competências mais valorizadas por uma empresa de grande porte por nível hierárquico a partir de seus anúncios de vagas de emprego em duas filiais de uma multinacional farmacêutica localizadas na Dinamarca e Estados Unidos. <strong>Proposta/Provocação</strong>: Convite à reflexão sobre o fato de que as competências desejadas por uma mesma organização podem variar a depender de fatores contextuais a exemplo do nível hierárquico e país de localização da empresa. <strong>Abordagem teórica</strong>: Foram resgatados estudos teórico-empíricos concernentes à gestão de pessoas, especificamente seleção por competência e aquisição de talentos. <strong>Método</strong>: Dados de 183 vagas de emprego foram analisados com auxílio do <em>software</em> Iramuteq para a elaboração de <em>rankings</em> das palavras mais frequentes no campo de qualificações das vagas selecionadas, criação de nuvens de palavras e gráficos de similitude, os quais permitiram a análise da força de conexão entre as principais competências. <strong>Resultados</strong>: Dentre outros achados, para todas as posições nos dois países, predominaram as competências técnicas frente às comportamentais. Estas últimas se relacionaram, mormente, à competência de comunicação. Ademais, foram identificadas competências específicas por país e por posição hierárquica. <strong>Conclusão</strong>: Espera-se que este estudo redunde em benefícios teóricos à área de Gestão de Pessoas, ao aprofundar a discussão da seleção por competência, levando-se em conta questões contextuais como a posição hierárquica e o país de localização da empresa, bem como gere benefícios práticos e gerenciais, levantando <em>inputs</em> para ajustes em políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como benefícios àqueles em busca por emprego em uma organização de grande porte.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9854VALORIZAÇÃO DA MINHA MARCA2024-11-01T08:16:30+00:00Ana Caroline Aparecida Santanacarolinnesantanna96@gmail.comSimarly maria soaressimarly@gmail.comSilvânia Soares Santos Brandãosilvania.brandao@unimontes.br<p><strong>Objetivo: </strong>Analisar os efeitos do <em>employer branding,</em> na percepção dos funcionários, acerca do desenvolvimento profissional em uma cooperativa médica. A valorização da marca empregadora gera uma imagem positiva que pode influenciar a atração e retenção de funcionários. <strong>Método: </strong>Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Levantamento bibliográfico nas bases: CAPES, Scielo, Spell, ResearchGate. Coleta de dados primários: entrevista semiestruturada com 10 participantes. Instrumento de coleta de dados baseado na Escala de Atratividade (EmpAt) de Berthon, et al.; (2005). Análise de dados com uso do Iramuteq e análise de conteúdo Bardin (2016). <strong>Resultados: </strong>Foram identificados os fatores atrativos na percepção do funcionário: necessidade de ser valorizado, obter o reconhecimento da empresa, respeito, ambiente saudável, e recompensas monetárias. Relações interpessoais como fatores psicossociais. Fatores de desenvolvimento: desenvolver habilidades novas e aplicar conhecimentos. Fatores econômicos: benefícios. A experiência no estágio contribuiu para a construção da carreira na empresa. Fatores subjetivos relacionados à marca: saúde, cooperativismo, cuidado e marca de referência. <strong>Considerações: </strong>Aspectos componentes nas dimensões psicológica, funcional e econômica do EB percebidos e valorizados pelos funcionários são capazes de influenciar a decisão de permanência na empresa e potencializar o desenvolvimento profissional do indivíduo. A pesquisa contribui para ampliar a discussão acerca do EB na produção científica nacional e apontar a convergência com o tema desenvolvimento gerencial e, aplicação prática ao evidenciar que a gestão da marca empregadora pode estabelecer barreiras à mudança do funcionário e melhorar a imagem da empresa no mercado de trabalho.</p> <p> </p> <p> </p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9923Viabilidade econômica financeira para implantação da cultura de açaí baseada na dinâmica de sistemas2024-10-14T21:10:15+00:00Aleksandr Kewin Duarte Carvalhoakdc_sandr@hotmail.comCristiano Descovi Schimithcristiano.schimith@gmail.comLilaine Nereslilaineneres@hotmail.com<p>O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade econômica e financeira da implantação da agricultura do açaí no Estado do Pará. Através da dinâmica de sistema (DS), é possível identificar e analisar os fatores do projeto e determinar se é viável, ou não, investir no cultivo de açaí, com base em Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e modelagem <em>soft/hard</em>. Através do Programa PRO-AÇAÍ foi possível identificar os comportamentos dos elementos referentes a cadeia produtiva do açaí, e como a relação dos agentes desse sistema interagem. A metodologia adotada envolve aspectos qualitativo (modelagem <em>soft</em>) e quantitativo (modelagem <em>hard</em>). Os resultados indicaram a eficácia da DS na identificação de padrões, indicando a recuperação do investimento em momentos distintos para os projetos de manejo e implantação. A modelagem detalhada, incluindo custos e despesas ao longo do tempo, contribui para uma compreensão abrangente do impacto financeiro da produção de açaí. Assim, conclui-se a DS contribui para compreender a dinâmica dos sistemas agrícolas, proporcionando uma visão mais abrangente e informativa para a tomada de decisões. Sugere-se em futuras pesquisas que sejam incluídas variáveis adicionais, a avaliação do impacto ambiental e a utilização de dados de empresas reais.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9983ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE INVESTIR EM AÇÕES DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS2024-09-16T01:13:30+00:00Isabel Cristina Perezcperezisabel@gmail.comSérgio Augusto Pereira Bastossapbastos@gmail.comGraziela Xavier Fortunatograziela@prof.iag.puc-rio.br<p>O mercado de ações é uma fonte de financiamento dos investimentos das empresas e oportunidade de o investidor individual buscar maximizar o retorno sobre suas aplicações financeiras. Considerando os aspectos comportamentais na tomada de decisão de investir, o objetivo foi identificar os antecedentes da intenção de investir em ações de empresas sustentáveis, bem como da influência da consciência ambiental do investidor e sua confiança nas empresas sustentáveis. Tendo a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como perspectiva analítica, a metodologia foi a modelagem por equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais. Os resultados mostraram que atitude, normas subjetivas e controle comportamental percebido impactaram a intenção de investir em ações, no entanto o viés de comportamento passado não. Porém, este último impactou a atitude dos investidores. Também se constatou que há uma relação positiva entre investir em ações e investir em ações de empresas sustentáveis e essa relação é fortalecida pela consciência ambiental dos investidores, porém não é moderada pela confiança nas empresas. Isso mostra a importância da divulgação das operações sustentáveis das empresas e em um contexto de amadurecimento da consciência ambiental e de conhecimento financeiro nas decisões de investimento. Este estudo contribui para o campo das finanças pessoais.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/9998EFETIVAÇÃO DOS PILARES DA GOVERNANÇA CLÍNICA NO COTIDIANO ASSISTENCIAL2024-10-23T06:58:21+00:00Guilherme Netto Lycariãolyca77@hotmail.comMeiriele Tavares Araújo meirieletavares@gmail.comAdriane Vieiravadri.bh@gmail.com<p>A profissionalização da gestão dos serviços de saúde tem proporcionado avanços nesse campo e nas ferramentas e metodologias disponíveis para tal como a Governança Clínica. Objetivou-se com esse estudo descrever as estratégias gerenciais utilizadas para sistematizar a efetivação dos pilares da Governança Clínica na assistência hospitalar de uma instituição de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervencionista realizada em um Hospital Filantrópico do Sudeste do Brasil. Foram coletados dados nos documentos e relatórios do Setor de Governança e do sistema de informação da instituição. Doze (12) estratégias gerenciais foram traçadas e implementadas com base nos sete (07) pilares da Governança Clínica conforme definidos pelo <em>National Health Service</em>. Esta pesquisa tem relevância por preencher um <em>gap </em>nas publicações nacionais sobre Governança Clínica e apresentar uma metodologia para sua implementação. Esta também provoca pesquisadores e gestores a explorarem novas formas de implementação da Governança Clínica em diferentes ambientes de saúde e de acordo com suas necessidades cotidianas de gestão.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/10030AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS2024-07-29T15:58:43+00:00Dr. José Edson Larajedson.lara@hotmail.comMS Eduardo Ribeiro Martinseduribeiromartins@hotmail.comTarcísio Afonsoprofessortarcisioafonso@gmail.comPedro Barbosa Bahiapedrobahia7@hotmail.com<p><strong>Resumo</strong></p> <p>A literatura concernente à Microeconomia tem sido pródiga em explorar os temas dos cenários econômicos, notadamente no que se refere à avaliação de eficiência dos sistemas produtivos industriais. Entretanto, observa-se lacunas no que tange à sua integração a ambientes internos específicos nas indústrias, face às dinâmicas gerenciais e tecnológicas. Este estudo objetiva descrever o processo produtivo em uma indústria alimentícia, avaliando e criando simulações do seu desempenho econômico e ambiental. Na lógica da Dinâmica dos Sistemas, foi realizada a simulação de cinco cenários em um modelo computacional pelo software AnyLogic®. Os modelos desenvolvidos podem ser caracterizados pela originalidade aplicativa do método nos processos de avaliação, monitoramento e melhoria dos sistemas produtivos, representando um avanço no conhecimento no campo da microeconomia, assim como na gestão sustentável das atividades. Os cenários desenvolvidos neste trabalho demonstraram o potencial para reduções das perdas de matéria-prima da ordem de 47%, consumo de água para vapor de 23%, consumo de ton/vapor de 2%, consumo de lenha na caldeira de 23%, consumo de energia de vapor de 21% e consumo de energia elétrica de 15%. Como contribuição à evolução do conhecimento, verificou-se que a simulação de sistemas e processos pelo método adotado se mostrou uma estrutura gerencial relevante para a tomada de decisões em sistemas complexos, ou situações que envolvem grande gama de variáveis analíticas. Os resultados da aplicação demonstraram ainda sua eficiência, com ganhos econômicos e ambientais relevantes, que comprovam o impacto de utilização das técnicas de modelagem em dinâmicas de sistemas e de simulação operacional.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/10087MÚSICA QUE TOCA2024-11-14T18:48:16+00:00André Luiz Nevesandreluiz_neves@yahoo.com.brElisabeth Thaiane Tercino de Araújoelisabethtercino@yahoo.com.brDaniel Carvalho de Rezendedanielderezende@ufla.brLuiz Henrique de Barros Vilas Boasluiz.vilasboas@ufla.br<p>A música representa uma das formas mais comuns de envolvimento cultural, sendo importante compreender, sobretudo no campo do consumo, seus significados enquanto produto. A junção teórica entre prática e gosto no estudo do mercado de música, buscando compreender ações, relações e significados empreendidos pelos indivíduos no que tange às suas práticas de consumo é um importante avanço na agenda de pesquisa no campo da cultura do consumo. Diante disso, o presente artigo teve como objetivo compreender a formação e transformação do gosto musical por meio das práticas de consumo, no contexto de fãs do rock nacional dos anos 1980. A pesquisa qualitativa foi constituída por 16 entrevistas em profundidade com indivíduos acima de 40 anos apreciadores do rock brasileiro dos anos 1980, além de uma entrevista com um importante músico do cenário do rock nacional dos anos 1980. Foram discutidos aspectos como a influência de terceiros no consumo musical dos participantes, a transição do analógico para digital, a transformação do gosto, bem como práticas integrativas e dispersas no consumo de música. Com isso, foi possível observar que as preferências, escolhas e desejos dos consumidores resgatam memórias, vivências, e assumem significados e simbolismos comuns e significativos para cada um deles.</p>2025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTOhttps://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/10416Editorial2025-03-10T14:42:34+00:002025-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista PRETEXTO