Estudo de caso sobre o consumo de vestuário por jovens universitárias

Autores

  • Leticia Nardoni Marteli Universidade Estadual Paulista
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista
  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Vestuário, Moda, Consumo.

Resumo

A necessidade de consumo de um produto, em questão a roupa, faz parte de um sistema conjunto de eficácia técnica, modismo, do pertencer a uma classe social, de códigos de gênero e de valorização de novas e atuais aparências. Sabe-se, porém, que o consumo por vezes não satisfaz as necessidades e desejos por completo. O uso, mesmo que ‘obrigatoriamente’, corresponde a inexistência do ideal de um produto no mercado. O presente estudo levanta possíveis dificuldades de compra, a frequência de uso de diferentes aviamentos e características técnicas e culturais que se espera de uma roupa. Com objetivo de avaliar quais os anseios para o consumo de vestuários e em específico consumo de aviamentos. Busca entender qual é a relação do vestuário na percepção de compra e uso por mulheres universitárias a partir do levantamento com um grupo controle. Justifica-se pela falta de estudos que correlacionam o consumo do vestuário em diversos fatores que implicam a percepção de uma pessoa com estes produtos.

Biografia do Autor

Leticia Nardoni Marteli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre Docente de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

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Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos