Considerações sobre as limitações dos Modelos de Aceitação TAM e UTAUT

Autores

Palavras-chave:

Technology Acceptance Model, Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, Teoria Social Cognitiva, Preditores, Tecnologia

Resumo

Contexto: As tecnologias têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas, contudo aceitação ainda é algo controverso. Neste sentido, cabe aos modelos de aceitação de tecnologia o desafio de mensurar este fenômeno, em áreas como a saúde, educação e corporativa. Entretanto, há nos avanços tecnológicos adversidades para o emprego destes modelos. A nanotecnologia, por exemplo, utiliza dispositivos autônomos e alguns preditores não apresentam relação entre a tecnologia e a facilidade de uso. Desenvolvidos a partir da Teoria Social Cognitiva de Bandura, os modelos Technology Acceptance Model e Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, são os de maior destaque na literatura. Objetivo: Esta pesquisa visa investigar indícios que sinalizem a necessidade de atualização dos preditores do modelo Technology Acceptance Model. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, que fez uso da técnica de Revisão Sistemática da Literatura. Resultados: Os resultados descrevem a necessidade de revisão dos preditores que sustentam os modelos de aceitação de tecnologias. Considerações finais: Para se analisar novas tecnologias de ponta, há a necessidade de inclusão de preditores adicionais no modelo de aceitação a ser escolhido. A ampliação da pesquisa em outras bases, a obtenção da percepção de especialistas quanto a outros aspectos são sugestões de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

06/03/23