SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: PESQUISA APLICADA DE UMA POLÍTICA DE BACKUP EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA METALÚRGICA

Autores

Palavras-chave:

Política de backup, Governança, Continuidade, Segurança, Informação

Resumo

O ativo mais importante de um negócio é a informação, produzida diariamente por diversos canais, não só escritos em números ou palavras, mas em ideias, conceitos e conhecimento. Tamanha importância para o negócio deve ter sua segurança garantida, entre tantos meios e estratégias de segurança da informação, este trabalho busca ilustrar através de um estudo de caso o desenvolvimento de uma política de backup em uma empresa de engenharia metalúrgica, mapeando não só a infraestrutura da empresa, clusters de máquinas virtuais, servidores de arquivos, dispositivos e tecnologias de armazenamento, mas buscando um alinhamento entre as governanças de TI e da empresa, documentar o processo de retenção das cópias de segurança de toda informação gerada que se faz necessária para continuidade do negócio.

Biografia do Autor

Presleyson Lima, UNIVERSIDADE FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado MBA em Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e Técnico em Processamento de Dados.

Atualmente sou Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx e Vice Presidente da ASSESPRO-MG - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais e da ANPDD - Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, membro da ISACA - Information Systems Audit and Control Association e OWASP Foundation. Militante das causas democráticas, sócio-ambientais e usuário defensor do software livre.

Desenvolvo Projetos Sociais na área de Tecnologia da Informação utilizando o software livre. No ano de 2005, o Projeto Vida desenvolvido na PUC Minas Contagem, projeto do qual sou membro da equipe idealizadora, recebemos a premiação através do Prêmio Fenead http://www.premiofenead.org.br/ como o melhor projeto social em TI no país.

Downloads

Publicado

05/10/23