GESTÃO DO CONHECIMENTO E SOFT SYSTEMS METHODOLOGY NAS PESQUISAS BRASILEIRAS DISPONÍVEIS NA BDTD

análise integrativa a partir do problema, objetivos e referencial teórico

Autores

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, Soft Systems Methodology, aquisição de conhecimento, metodologia sistêmica

Resumo

Esta pesquisa se debruça sobre a Gestão do Conhecimento (GC) e a Soft Systems Methodology (SSM) a partir de uma revisão integrativa, em que procura responder como se relacionam tais temas nas pesquisas brasileiras disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como objetivo, analisa as pesquisas brasileiras disponíveis na BDTD que relacionam GC e SSM, a partir do problema, objetivos e referencial teórico. Para isso, como método, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, utilizando-se a revisão integrativa e descritiva para apresentar as pesquisas que utilizam esses dois temas, descrevendo as relações existentes e de que maneira se situam no âmbito das pesquisas de mestrado e doutorado no Brasil, a partir das informações coletas BDTD. Diante do número dos resultados das buscas, verificou-se que menos de um quarto contemplou a relação entre os dois temas. A partir dos resultados, concluiu-se, nessas produções stricto sensu, a presença unânime das teorias de Nonaka e Takeuchi e de Davenport e Prusak no que tange a  GC e de Checkland para SSM, e que outros referenciais utilizados destacaram substancialmente o relacionamento da SSM e a GC, o qual enfatiza as contribuições da SSM enquanto método para aquisição de conhecimento e organização de informações e conhecimento, por oferecer forma estruturada de registro dos fluxos desses processos e por ambos os temas fundamentarem-se em pessoas, tecnologias e processos. Também se conclui que a SSM pode ser utilizada como metodologia ou ferramenta para implementação de GC.

Biografia do Autor

Adriane Martins Beirauti, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, na linha de pesquisa Informação e Gestão Organizacional, da área de concentração Gestão da Informação e do Conhecimento, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui especialização em Gestão Eletrônica de Documentos - Administração Pública, pela Unyleya e é graduada em Gestão da Informação pela UFPR. É servidora técnico-administrativa em educação, lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE), no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. É mãe, esposa, filha e eterna estudante.

Elder Lopes Barboza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação e Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

05/10/23