Onde os Projetos Falham?

Autores

  • Manuel da Rocha Fiuza Branco Junior Universidade Fumec

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, PMO, Planejamento Estratégico

Resumo

Diversos profissionais relatam dificuldades em coordenar adequadamente projetos sob sua responsabilidade. Muitos fatores que influenciam na Gestão de Projetos são causadores dessas dificuldades: falta de maturidade da organização para o tema, mudanças na orientação estratégica da empresa durante a implantação do projeto, não estabelecimento de metas adequadas, dificuldades na implantação de um Escritório de Gestão de Projetos (PMO – Project Management Office), falhas na condução da equipe de projeto e falta de motivação, são alguns exemplos. O presente artigo pretende apresentar alguns desses problemas, verificar o que recomenda a literatura técnica sobre o assunto e relatar a situação da maioria das organizações brasileiras sobre cada tópico.
Palavras-chave:

Biografia do Autor

Manuel da Rocha Fiuza Branco Junior, Universidade Fumec

Graduado como Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia da UFMG em 1984; pós-graduação “latu senso” em Telecomunicações pelo Instituto de Educação Continuada – IEC, da PUC MG em 1996; especialização em Gestão Estratégica pelo Centro de Pesquisas Avançadas em Administração – CEPEAD, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG em 1999; especialização em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL em 2005. Atividades acadêmicas: professor desde 2002, já ministrou as cadeiras Introdução a Engenharia Elétrica, Sistemas de Telecomunicações, Compatibilidade Eletromagnética, Comunicações Analógicas, Comunicações Digitais, Planejamento e Projeto de Sistemas de Telecomunicações e foi professor-orientador das disciplinas Projeto Integrado e Trabalho Final de Curso do curso de Engenharia de Telecomunicações e de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEA da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Também foi professor das disciplinas Propagação, Antenas e Sistemas de Comunicação via Satélite e Comunicações Móveis do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Gerência de Telecomunicações e Redes de Computadores da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade FUMEC. Trabalhou de 1991 a 2013 na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG onde exerceu o cargo de Coordenador do setor de Planejamento e Projeto de Telecomunicações na Gerência de Manutenção de Infraestrutura de Telecomunicações – TC/MI.

Referências

HAMEL, Gary e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã – 18ª Ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 1995.

KERSNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas – 2ª Ed. Porto Alegre. Bookman, 2006.

NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo resultados – 1ª Ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2005.

PMI, Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK) – 4ª Ed. São Paulo. Saraiva, 2012.

PRADO, Darci dos Santos. Planejamento e controle de projetos – 3ª Ed. Belo Horizonte. Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – 7ª Ed. Rio de Janeiro. Brasport, 2009.

Downloads

Publicado

17/08/15

Edição

Seção

Engenharia de Produção Civil