REFLEXÕES SOBRE A PRODUTIVIDADE DE MARKETING

Autores

  • Marta Olívia Rovedder de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Alberto Vargas Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N2ART186

Resumo

Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas.

Biografia do Autor

Marta Olívia Rovedder de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Carlos Alberto Vargas Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

30/06/10

Edição

Seção

Artigos