ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE CONSUMO DE STATUS (SCS) PARA USO NO CONTEXTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART28Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, status, escalas, consumoResumo
O Brasil tem se destacado no mercado dos bens de Iuxo, que tem no status um dos seus principais componentes. Este artigo relata a adaptação e validação, para usa no contexto brasileiro, de uma escala auto declarativa e concisa de medição de consumo de status, conhecida como SCS (Status Consumption Scale). Originalmente desenvolvida par Eastman (1999) nos Estados Unidos, a escala possibilita a utilização do conceito de status par pesquisadores e profissionais de marketing de forma mais precisa e sistemática. Para o processo de adaptação e validação, foram aplicados 385 questionários a estudantes de cursos de graduação na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram-se amplamente satisfat6riost confirmando a validade interna da escala e sua confiabilidade também para o caso de consumidores brasileiros.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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