ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE CONSUMO DE STATUS (SCS) PARA USO NO CONTEXTE BRASILEIRO

Auteurs-es

  • Suzane Strehlau FGV
  • Francisco Aranha FGV

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART28

Mots-clés :

Comportamento do consumidor, status, escalas, consumo

Résumé

O Brasil tem se destacado no mercado dos bens de Iuxo, que tem no status um dos seus principais componentes. Este artigo relata a adaptação e validação, para usa no contexto brasileiro, de uma escala auto declarativa e concisa de medição de consumo de status, conhecida como SCS (Status Consumption Scale). Originalmente desenvolvida par Eastman (1999) nos Estados Unidos, a escala possibilita a utilização do conceito de status par pesquisadores e profissionais de marketing de forma mais precisa e sistemática. Para o processo de adaptação e validação, foram aplicados 385 questionários a estudantes de cursos de graduação na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram-se amplamente satisfat6riost confirmando a validade interna da escala e sua confiabilidade também para o caso de consumidores brasileiros.

Bibliographies de l'auteur-e

Suzane Strehlau, FGV

Francisco Aranha, FGV

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Publié-e

30/06/04

Numéro

Rubrique

Artigos