REAÇÕES DO MERCADO ACIONÁRIO AO ANÚNCIO DE REVISÃO DO RATING DE CRÉDITO SOBERANO DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART6675

Palavras-chave:

Ratings de crédito soberano, Elevações, Rebaixamentos, Estudo de Eventos.

Resumo

Os anos 2008 e 2015 foram particularizados por dois eventos expressivos para o ambiente de negócios brasileiro: elevação para o Grau de Investimento e rebaixamento para Grau Especulativo do rating de crédito soberano. A partir desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo examinar a reação do mercado de capitais brasileiro à elevação ao Grau de Investimento e ao rebaixamento ao Grau Especulativo do rating soberano. Apoiada em pesquisas prévias de abordagem semelhante, foram estabelecidas quatro hipóteses relacionando os anúncios às ações ordinárias e preferenciais de companhias brasileiras. O estudo considerou as empresas listadas no Ibovespa no dia da revisão da nota para Grau de Investimento e no dia da revisão para Grau Especulativo. Com aplicação de estudos de eventos, as hipóteses foram examinadas por meio de Análise da Variância e Teste de Sinais para Retornos Anormais e Retornos Anormais Acumulados. Não foram constatados retornos anormais para o evento de elevação do rating de crédito soberano. Condizente com resultados de pesquisas anteriores, a pesquisa mostrou presença de retornos anormais negativos e significativos para ações ordinárias quando do rebaixamento do rating soberano.

Biografia do Autor

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. Doutor em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Mestre em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Especialista em Auditoria, Contabilidade e Finanças e Gestão Empresarial. Graduado em Ciências Econômicas. Professor de disciplinas no campo de Mercado de Capitais e Métodos Quantitativos. Pesquisador na área de Econometria e Análise multivariada aplicadas a Contabilidade e Finanças.

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2015). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção na Área de Gestão de Negócios pela UFSC (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômica de Apucarana (1999); Graduado em Ciências Contábeis (1993) e em Letras (1998). Professor Associado II do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2010. Editor Adjunto da Revista Universo Contábil; Líder do Laboratório de Pesquisa em Contabilidade Financeira certificado pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

11/05/20

Edição

Seção

Artigos