REAÇÕES DO MERCADO ACIONÁRIO AO ANÚNCIO DE REVISÃO DO RATING DE CRÉDITO SOBERANO DO BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART6675

Mots-clés :

Ratings de crédito soberano, Elevações, Rebaixamentos, Estudo de Eventos.

Résumé

Os anos 2008 e 2015 foram particularizados por dois eventos expressivos para o ambiente de negócios brasileiro: elevação para o Grau de Investimento e rebaixamento para Grau Especulativo do rating de crédito soberano. A partir desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo examinar a reação do mercado de capitais brasileiro à elevação ao Grau de Investimento e ao rebaixamento ao Grau Especulativo do rating soberano. Apoiada em pesquisas prévias de abordagem semelhante, foram estabelecidas quatro hipóteses relacionando os anúncios às ações ordinárias e preferenciais de companhias brasileiras. O estudo considerou as empresas listadas no Ibovespa no dia da revisão da nota para Grau de Investimento e no dia da revisão para Grau Especulativo. Com aplicação de estudos de eventos, as hipóteses foram examinadas por meio de Análise da Variância e Teste de Sinais para Retornos Anormais e Retornos Anormais Acumulados. Não foram constatados retornos anormais para o evento de elevação do rating de crédito soberano. Condizente com resultados de pesquisas anteriores, a pesquisa mostrou presença de retornos anormais negativos e significativos para ações ordinárias quando do rebaixamento do rating soberano.

Bibliographies de l'auteur-e

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. Doutor em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Mestre em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Especialista em Auditoria, Contabilidade e Finanças e Gestão Empresarial. Graduado em Ciências Econômicas. Professor de disciplinas no campo de Mercado de Capitais e Métodos Quantitativos. Pesquisador na área de Econometria e Análise multivariada aplicadas a Contabilidade e Finanças.

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2015). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção na Área de Gestão de Negócios pela UFSC (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômica de Apucarana (1999); Graduado em Ciências Contábeis (1993) e em Letras (1998). Professor Associado II do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2010. Editor Adjunto da Revista Universo Contábil; Líder do Laboratório de Pesquisa em Contabilidade Financeira certificado pela Universidade Federal do Paraná

Téléchargements

Publié-e

11/05/20

Numéro

Rubrique

Artigos