ASSESSING INFORMAL LEARNING STRATEGIES IN RESEARCH GROUPS
TRAINING PROGRAMS OF TOP BRAZILIAN PUBLIC FIRMS
Palavras-chave:
Professional learning strategies, factor analysis, confirmatory factor analysis (CFA).Resumo
O fenômeno da aprendizagem no ambiente de trabalho tem sido objeto de grande
interesse em estudos de pesquisadores e na aprendizagem informal, pois as
estratégias de aprendizagem respondem por uma parte relevante no alcance de
competências de pesquisa. Este estudo teve como objetivo adaptar uma escala
de avaliação para esse fim, a fim de contribuir para a compreensão de como as
estratégias de aprendizagem são aplicadas pelos participantes para o alcance de
competências de pesquisa em grupos. Os dados foram coletados junto a integrantes
de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e submetidos à estatística
descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória (CFA) para validação da
escala. As estratégias de aprendizagem foram agrupadas em cinco fatores (Reflexão
ativa, Reprodução, Busca de ajuda nas relações interpessoais, Busca de ajuda
em material escrito e Aplicação prática) e os resultados indicaram que o CFA
teve ajustes próximos ao modelo empírico (CFI = 0,902; RMSEA = 0,80 e X2 /
DF = 2,5) mas melhor que o modelo teórico, indicando que o instrumento pode
ser aprimorado para atender a expectativa teórica.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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