ASSESSING INFORMAL LEARNING STRATEGIES IN RESEARCH GROUPS

TRAINING PROGRAMS OF TOP BRAZILIAN PUBLIC FIRMS

Autores

Palavras-chave:

Professional learning strategies, factor analysis, confirmatory factor analysis (CFA).

Resumo

O fenômeno da aprendizagem no ambiente de trabalho tem sido objeto de grande
interesse em estudos de pesquisadores e na aprendizagem informal, pois as
estratégias de aprendizagem respondem por uma parte relevante no alcance de
competências de pesquisa. Este estudo teve como objetivo adaptar uma escala
de avaliação para esse fim, a fim de contribuir para a compreensão de como as
estratégias de aprendizagem são aplicadas pelos participantes para o alcance de
competências de pesquisa em grupos. Os dados foram coletados junto a integrantes
de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e submetidos à estatística
descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória (CFA) para validação da
escala. As estratégias de aprendizagem foram agrupadas em cinco fatores (Reflexão
ativa, Reprodução, Busca de ajuda nas relações interpessoais, Busca de ajuda
em material escrito e Aplicação prática) e os resultados indicaram que o CFA
teve ajustes próximos ao modelo empírico (CFI = 0,902; RMSEA = 0,80 e X2 /
DF = 2,5) mas melhor que o modelo teórico, indicando que o instrumento pode
ser aprimorado para atender a expectativa teórica.

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Publicado

30/04/21