MODELAGEM DEA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Autores

  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo PGEN/Negen/UFRuralRJ
  • Leandro Azevedo da Silva Rosadas PPGEN/Negen/UFRuralRJ

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART70

Palavras-chave:

Preço de venda, DEA, Eficiência, Programação matemática, Benchmarking.

Resumo

A formação do preço de venda é abordada nos cursos de economia e de administração, sob visões separadas. Discute-se, num primeiro momento, o fato de essas visões serem complementares em alguns aspectos e em outros abordarem a mesma questão com linguagens diferentes, porém conceitualmente parecidas. Além disso, procura-se propor uma nova abordagem com base em análise envoltória de dados (DEA), que pressupõe uma dinâmica competitiva e uma decisão de consumo racional. Assim, este estudo tem como objetivo discutir a formação dos preços de venda, verificando as abordagens tradicionais (da teoria econômica, da contabilidade de custos e do marketing), e propor uma nova metodologia baseada em programação matemática. Para alcançar esses objetivos, faz-se uma revisão bibliográfica dos assuntos formação do preço de venda e DEA e discute-se a modelagem proposta através de um exemplo ilustrativo.

Biografia do Autor

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, PGEN/Negen/UFRuralRJ

Leandro Azevedo da Silva Rosadas, PPGEN/Negen/UFRuralRJ

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Publicado

30/05/06

Edição

Seção

Artigos