A SEGMENTAÇÃO E A PROMOÇÃO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: UM ESTUDO EM FUNDAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Ricardo Boeing da Silveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Lucila Maria de Souza Campos Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosilene Marcon Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART71

Palavras-chave:

Terceiro setor, Fundações, Captação de recursos, Segmentação, Promoção.

Resumo

O terceiro setor no Brasil vem crescendo sensivelmente, sobretudo nas três últimas décadas. Acompanhando seu crescimento, acirra-se também a disputa por recursos que financiem seus projetos. Os vários tipos de organização sem fins lucrativos realizam atividades de captação de recursos de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, conforme grupos específicos. Diante disso, foram investigadas as diferenças existentes entre a execução de dois dos elementos de marketing (a segmentação e a promoção) em duas tipologias de fundação do terceiro setor de Santa Catarina, as fundações educacionais e as não educacionais. Utilizou-se a técnica estatística de análise discriminante dos dados respondidos por 41 fundações. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção e a segmentação de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode acarretar uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.

Biografia do Autor

Ricardo Boeing da Silveira, Universidade do Vale do Itajaí

Lucila Maria de Souza Campos, Universidade do Vale do Itajaí

Rosilene Marcon, Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

30/05/06

Edição

Seção

Artigos