BARREIRAS AO CONSUMO VERDE: UMA ANÁLISE DE CONSUMIDORES BRASILEIROS

Autores

  • Natalia Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vanessa Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as barreiras ao consumo verde enfrentadas por consumidores brasileiros. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa a partir de uma survey, que contou com o modelo de estudo desenvolvido por Gleim et al. (2013) para a investigação das barreiras ao consumo verde. Por meio dos resultados obtidos a partir dos 450 respondentes, identificou-se a necessidade de ajuste do instrumento de pesquisa para o contexto estudado, além de verificar que as principais barreiras enfrentadas pela amostra investigada foram a falta de conhecimento e a baixa disponibilidade desses produtos no mercado. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da pesquisa para outros contextos, bem como a utilização de outros enfoques metodológicos.

Biografia do Autor

Natalia Pavanelo Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração e Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Vanessa Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Administração e Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul.

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Administração (UFSM) e Professora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Downloads

Publicado

09/03/22

Edição

Seção

Artigos