ALAVANCAGEM ÓTIMA E GERENCIAMENTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Tiago César Farinelli Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP USP)
  • Marcelo Augusto Ambrozini Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP USP) https://orcid.org/0000-0003-0933-6064

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de verificar a existência da alavancagem ótima nas empresas do agronegócio do Brasil e investigar se as empresas estão comunicando o valor gerado pela gestão de sua estrutura de capital. A partir de uma amostra de 28 empresas, foi aplicado o método de regressão quadrática e realizada uma análise das informações contidas nos relatórios anuais. Os resultados apresentaram uma relação não linear, em “U” invertido, entre o nível de endividamento e a rentabilidade. Também foi identificado um baixo nível de disclosure, com a maior parte das empresas não comunicando de forma adequada o potencial valor gerado por meio de suas decisões de financiamento. Apesar do relevante impacto econômico do endividamento ótimo, por meio da análise dos relatórios financeiros, pôde ser observado que as dívidas possuem normalmente uma conotação negativa, com diversas empresas enfatizando apenas ações na direção de uma redução do nível de alavancagem.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Ambrozini, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP USP)

Professor Livre-Docente (Associado II) da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) - Departamento de Contabilidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP, com orientações de mestrado e doutorado. Doutor em Administração de Organizações, Mestre em Controladoria e Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-RP/USP. Autor e co-autor de diversos livros e artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas científicas, nacionais e internacionais. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Bolsista MCTI/CNPq 2018-2020 -Chamada Universal. Possui autorização CERT para atividades extra-RDIDP. Idealizador do GPFin: Grupo de Pesquisas em Finanças da FEARP-USP. 

Downloads

Publicado

09/03/22

Edição

Seção

Artigos