INTELIGÊNCIA CULTURAL NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELAS CÂMARAS DE COMÉRCIO PARA SUPORTE À INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Cultural, Internacionalização, Risco Cultural, Estratégias

Resumo

Em um mundo sublinhado por diferenças culturais, a operação das empresas internacionalizadas será cada vez mais marcada pelos diálogos sobre Inteligência Cultural. Nesse contexto, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do campo de estudos, o presente artigo teve como objetivo analisar como um grupo de câmaras bilaterais da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, atuantes como intermediárias de diversas empresas em seus processos de internacionalização, percebe a relevância do risco cultural em operações internacionais e como as empresas reagem diante desse desafio. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva baseada em entrevistas. A investigação destaca a correlação entre preparação cultural e sucesso internacional, enfatizando a necessidade de compreensão profunda em negócios globais, além das barreiras linguísticas. Exemplos, como a parceria em Moçambique, enfatizam a importância de tolerância e respeito nas relações comerciais transnacionais. O trabalho apresenta uma agenda de pesquisa, incluindo expansão geográfica e métodos quantitativos. Há uma contribuição para o campo de estudos e para as organizações que pretendem atuar ou fortalecer a sua atuação em cenários internacionais, sendo reafirmada a magnitude das competências interculturais para a sustentabilidade das relações contemporâneas.

Biografia do Autor

Arthur Latini De Bellis, Centro Universitário UniBH

Graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(2023). Atualmente é Coordenador de Novos Negócios da Câmara Internacional de Negócios do Brasil.

Felipe Gouvêa Pena, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020-2024). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (2014). Coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário UNA (2023-atual). Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (2018-atual), do Centro Universitário UNA (2020-atual) e da HSM University (2021-atual). Editor-chefe da Revista REUNA (2024-atual).

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Publicado

26/04/24