REPUTAÇÃO E QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N2ART2034Palavras-chave:
Reputação. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Governança corporativa. Companhias abertas.Resumo
Considerando o inter-relacionamento das temáticas reputação, responsabilidade social e governança corporativa, definiu-se como objetivo da pesquisa analisar a relação entre a reputação corporativa, sob a ótica da sustentabilidade, e a qualidade da governança corporativa das maiores companhias abertas do Brasil. De natureza quantitativa, o estudo descritivo analisou Formulários de Referência e Relatórios Anuais de 2011, e informações dos websites das 100 empresas da amostra. As empresas foram segregadas em dois grupos (1: Com Reputação e 2: Sem Reputação), a partir da participação ou não no ranking das empresas mais sustentáveis segundo a mídia, proxy para reputação. Para a avaliação da associação entre reputação e governança foram utilizados os testes do qui-quadrado de Pearson e de Mann-Whitney. Fundamentado nos resultados dos testes aplicados na amostra, nenhuma evidência pode ser inferida sobre a relação entre a reputação e a qualidade da governança corporativa, contrariando as indicações da literatura corrente sobre o assunto.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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