O Consumo de Produtos Falsificados no Brasil

Autores

  • Lucas Lopes Ferreira Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Gerhard Paula Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Marcos Alexander Brasil Ferreira Universidade Estadual do Ceará
  • Márcio Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N2ART2148

Palavras-chave:

Produtos Falsificados, Comportamento do Consumidor, Intenção de Compra, Modelagem em Equações Estruturais, Valores de Consumo

Resumo

A oferta e o consumo de produtos falsificados é um fenômeno que não respeita fronteiras geográficas e políticas. Ainda são poucas as pesquisas que adentram no universo do comportamento do consumidor desses produtos no Brasil. Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que exercem maior influência no desenvolvimento do comportamento positivo para intenção de compra de produtos falsificados do consumidor brasileiro. Foi utilizada Modelagem em Equações Estruturais e modelos regressivos em mediações. Dentre os principais resultados, destaca-se a influência significativa na atitude favorável dos construtos risco funcional e psicológico, valor de compra hedônico e valor de compra utilitário; a variável ética, contudo, não apresentou relação significante. Também são medidas as formas de mediação apresentadas pelo construto atitude favorável, representando o liame entre as variáveis exógenas da pesquisa e a intenção de compra de produtos falsificados. Tais resultados salientam a importância de implementação de programas de iniciativa pública que demonstrem a ilegalidade da aquisição desses bens.

Biografia do Autor

Lucas Lopes Ferreira Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Felipe Gerhard Paula Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Marcos Alexander Brasil Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Márcio Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza e Professor do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

17/06/15

Edição

Seção

Artigos