Articulação de Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: uma Investigação em Localidades

Autores

  • Benny Kramer Costa Professor do Mestrado Profissional de Administração Gestão do Esporte - MPAGE e do Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor Livre Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Celina Carmona Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PMDA/UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3078

Palavras-chave:

Estratégia

Resumo

O presente artigo visa compreender de que forma se processa a inserção e o envolvimento dos stakeholders nas estratégias existentes na atividade do turismo. Para tanto, utilizou-se como referencial a teoria dos stakeholders. A partir da abordagem qualitativa, o trabalho realizado enquadra-se como sendo uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, utilizando-se o método de estudo de casos múltiplos. Conclui-se que o processo de desenvolvimento do turismo tem estreita relação com o papel dos diversos stakeholders, cuja perspectiva é necessária se compreender em prol do alcance do desenvolvimento, contemplando as dimensões econômica, social e ambiental e competitiva.

Biografia do Autor

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de stakeholders, Empreendedorismo e Inovação

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Publicado

29/09/16

Edição

Seção

Artigos